A Secretaria de Saúde (SMS) está engajada em desenvolver ações de promoção a Saúde do Homem. Durante o Novembro Azul, diversas ações serão realizadas nas unidades de saúde, como orientações, palestras e testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

Além disso, algumas unidades de saúde atenderão em horário diferenciado, no vespertino e aos sábados pela manhã, para proporcionar o acesso aos serviços aos homens trabalhadores que não dispõem de tempo de segunda a sexta-feira. As ações da SMS integram o programa estruturante Viver Bem, da administração municipal.

Novembro Azul

A campanha de conscientização é realizada anualmente e dirigida à sociedade, de forma geral, mas principalmente aos homens. O intuito é colocar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam esta população na pauta das discussões. O nome remete à cor do laço azul que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Em Bento Gonçalves, os óbitos por neoplasias é a 2ª causa de mortes da população bento-gonçalvense, tendo uma média de 129,3 óbitos/100.000, muito próxima a média gaúcha com 131,5/100.000 e superior a média nacional com 75,0/100.000. Anualmente, morrem cerca de 120 pessoas no município devido a neoplasias (todos os tipos de câncer). As neoplasias que mais tem vitimado os homens residentes são as de pulmão com (31,6/100.000), estômago (13,8/100.000) Próstata (13,7/100.000) de esôfago (12,4/100/000) e de cólon, reto e ânus (9,7/100.000). Os dados são do Relatório da Vigilância Epidemiológica de Bento Gonçalves.

É fundamental estimular e integrar ações de saúde voltadas a prevenção dos principais problemas relacionados ás neoplasias (tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo, entre outros) bem como ao diagnóstico e tratamento precoces das neoplasias de maior expressão (pulmão e mama) como estratégias para reduzir os danos á saúde e melhorar a qualidade de vida da população.