Cultura

Novas prendas do Rio Grande do Sul serão conhecidas neste sábado, 18

Ranieri Moriggi
Escrito por Ranieri Moriggi

As novas representantes da mulher gaúcha no tradicionalismo serão conhecidas neste sábado, 18, em Lajeado, no Vale do Taquari. O evento, que teve início na noite de quinta-feira, 16, está sendo disputado por 74 concorrentes, oriundas das 30 regiões tradicionalistas do estado, divididas nas modalidades mirim, juvenil e adulta.

O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural Gaúcha – Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e espera atrair um público estimado de quatro mil pessoas. Criada no ano de 1970, a Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul chega a sua 49ª edição, que anualmente escolhe as representantes da juventude tradicionalista e da figura da mulher gaúcha.

A 11ª Região Tradicionalista vai estar representada nas três categorias: Amanda Bissani Tonial, do CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, na categoria Mirim, Táila Bergamin Kemerich, do CTG Pousada dos Carreteiros de Cotiporã, na categoria Juvenil e Janine Panno, representante do CTG Sentinela da Serra, de Garibaldi, na categoria Adulta.

Diferentemente dos concursos de misses, a beleza física não é o principal quesito. Para almejar a tão sonhada faixa de couro, o trabalho inicia ainda dentro do galpão de um CTG, quando as meninas e moças são escolhidas para representarem a sua entidade-mãe. Em seguida, acontecem as Cirandas Regionais e a escolha das prendas de cada Região Tradicionalista. As prendas candidatas passam por um longo período de preparação. Após a eleição dentro da Região Tradicionalista, a prenda inicia um período de estudos e ações sociais que são avaliadas na Ciranda.

Ao passarem por esta etapa, as candidatas seguem para a última fase: a Ciranda Estadual. Neste concurso, as participantes realizam provas orais, escritas, artísticas e poderão contemplar, também, com mostras folclóricas.

Neste ano, o resultado das provas com a revelação das eleitas será apresentado durante fandango com o Grupo Alma Crioula no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado, na noite de 18 de maio.

Programação Oficial do Concurso:

 

Sobre o autor

Ranieri Moriggi

Ranieri Moriggi

geral3@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário