A construção de uma relação de confiança para assim fidelizar o cliente foi um dos temas abordados durante a 45ª Convenção Estadual Lojista. O evento, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), acontece em Bento Gonçalves.

Eleito vendedor de Ouro da General Motors e com 30 anos de experiência no setor de vendas, Chico Ferraz palestrou na manhã de quinta-feira, 14, abordando a mudança de postura do mercado atual. As principais transformações nesse setor, segundo ele, são em relação ao comportamento do consumidor, como por exemplo, a maior participação da mulher (que hoje toma a decisão de 70% das compras) e dos idosos nesse mercado.

Ele defende que, para fidelizar os clientes, é preciso ser atencioso e também manter um relacionamento pós venda com eles, trabalhando na possibilidade de fechar outros negócios com a mesma pessoa. “Vejo o pessoal focando muito em preços baixos, mas o consumidor e o mercado mudaram. Não é apenas isso que os clientes procuram hoje em dia, os valores e as prioridades são outras. É preciso construir um relacionamento com eles, não adianta investir só em propaganda, e é importante também saber avaliar as necessidades deles”, orienta Ferraz.

Para isso, o palestrante deixou algumas dicas simples. “Você liga no aniversário do seu cliente? Convida ele para vir até sua loja para ver um novo produto? Liga para saber como ele foi atendido? É esse tipo de relação que devemos ter, pois o cliente quer atenção, quer alguém que decida por ele, que demonstre interesse nas suas necessidades. Talvez até mesmo que ofereça algo além do que ele procura”, afirma.

Outra sugestão do vendedor é aprender a utilizar as redes sociais para o trabalho. “Já vendi muitos carros através do meu perfil no Facebook. Acho que é uma ferramenta fundamental e, além disso, é gratuita. O mercado está mudando e se você não acompanhar, fica para trás. A roda já existe, temos que fazer ela girar”, defende.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 16 de agosto.