Os cães e gatos são cada vez mais são importantes nas famílias e o amor pelos animais cresce junto das crianças. Com a sua importância mais evidente, um grande projeto em prol dos mascotes foi desenvolvido pelo gabinete da primeira-dama. Com ações de combate aos maus tratos, castração e adoção, para 2015, a ideia é dividi-lo em quatro etapas.

A primeira-dama, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, explica que o Grupo de Trabalho Cães e Gatos foi criado a fim de realizar um levantamento do tema no município, avaliar a superpopulação de animais, planejar e executar ações além de definir o papel e a responsabilidade de cada secretaria envolvida. “A motivação deve ser fundamentada na questão de saúde pública , devido ao crescimento desordenado da população de cães e gatos gerar riscos na disseminação de doenças”, afirma. Ela destaca que, mesmo com o problema, o objetivo é trabalhar dentro da abordagem de respeito a vida.

Os quatro pilares do projeto são: controle da população de animais, fiscalização aos maus tratos, educação para posse responsável, promoção e estímulo a feiras de adoção e aproximação de parcerias com protetores e lares temporários.

Ela diz que o trabalho final será uma união de esforços de muitas secretarias apoiadoras. “Os desafios para o Grupo são muitos, pois este é um assunto que vem crescendo em apelo popular a cada ano. Nunca houve tanto interesse em vê-lo como parte importante dentro da administração. A oportunidade de iniciarmos este trabalho serve como motivação para enfrentarmos e superarmos as barreiras com o objetivo de viver numa cidade onde o respeito seja exercitado entre todos que fazem parte, inclusive nossos melhores amigos, os animais”, ressalta.

A campanha começou a ser divulgada durante a Semana de Bento, quando o mascote da iniciativa foi à Via Del Vino brincar com as crianças que passavam e conscientizá-las da importância dos animais. O cachorro de pelúcia ainda não tem um nome, mas um concurso cultural será realizado nas escolas da cidade para que o seu nome seja escolhido pelos pequenos.