A Secretaria da Cultura (Secult) por meio do Programa de Fomento à Produção lança o projeto cultural “Noitada Cultural” que tem o objetivo de transformar o panorama relativo à apreciação artístico-cultural de Bento Gonçalves. Com base nas metas do Plano Municipal de Cultura, o projeto vem fortalecer a cadeia artística do município com o propósito de dar visibilidade para a produção local, fomentando a economia da cultura com o incentivo de pesquisa, formação, difusão, distribuição, fruição e consumo de obras de artistas locais.

Nesta perspectiva foi elaborado a “Noitada Cultural” em comemoração ao Dia Nacional da Cultura Brasileira, celebrado no dia 05 de novembro. Desde 2011, após a institucionalização do Conselho Municipal de Política Cultural, o município de Bento Gonçalves vem incentivando a produção artística cultural através de projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC.

Os projetos financiados pelo FMC, por si, já possuem suas contrapartidas ou em caso de eventos e espetáculos, suas apresentações. Nesta edição, a proposta é um mega evento, uma “Noitada Cultural”, com apresentações de projetos aprovados pelo FMC durante 12hs, das 15 horas do dia 04 de novembro às 03 horas do dia 05 de novembro. No próximo ano, pretende-se concretizar a 2ª edição com um evento de 24hrs.

Durante o evento, terão apresentações nas dependências do prédio da Fundação Casas das Artes, na Rua Coberta, na Praça Ismar Scussel e no Museu do Imigrante que participará do evento com suas portas abertas.

A Secult disponibiliza equipamento de som e luz padrão no palco do Anfiteatro Ivo D’Rold, o cinema, equipamento de sonorização e iluminação básica no auditório II, as salas de exposições, além da organização com food trucks em torno do prédio da Fundação Casa das Artes.

Estão abertas as inscrições para artistas que queiram participar com espetáculos, exposições, shows, músicas, produção cultural, performace, de sexta-feira, dia 06 de novembro, a sexta-feira, dia 13 de novembro, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 054 34545253 com Cristian.