“O que quer que a vida te traga, nunca mude o que você é. Permaneça bom e generoso. Não deixe que o teu ego te domine. Não deixe que nada modifique o melhor de você”.

Neiva Maria Valenti Poletto tem como principal foco em sua vida, além de sua família, a arte e a cultura. Casada com Bruno Poletto há 48 anos é mãe de cinco filhos: Andréa, Alex, Bruna, Caroline e Jean. “Minha vida se resume a minha família, que está em primeiro lugar, e a arte vem paralelamente nesta minha longa caminhada no campo da educação, pois só ela poderá contribuir para um mundo melhor: mais fraterno, mais humano, com menos desigualdade social”, esclarece.

Natural de Bento Gonçalves, filha de Aristides Valenti e Tereza Pitt Valenti, Neiva é formada em Artes Plásticas e pós-graduada em Educação. Ela afirma ser apaixonada por esta terra, onde nasceu, cresceu e constituiu sua família. “Sou aquariana e apaixonada pela minha cidade, e na expectativa de vê-la entre as melhores do estado. Entretanto, ainda há muito a ser feito. Porém, se cada um fizer a sua parte, acredito que possamos modificar a realidade”, pontua.

Ela se considera uma pessoa calma, sensível, bondosa, exigente, companheira, extremamente criativa e uma guerreira na defesa daqueles que ama. Por isso, sua carreira sempre foi voltada ao ensinamento, algo que até hoje guarda com muito amor em seu peito. “Iniciei minha carreira profissional no interior de Bento Gonçalves (Paulina e Faria Lemos). De professora estadual passei a professora federal na antiga Escola Agrotécnica, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Aposentada, continuei trabalhando na Casa das Artes e no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves, ambos ainda guardo no meu coração. Hoje faço trabalho voluntário na Casa do Artesão e do Artista, no Museu do Imigrante e onde for chamada. Tudo em prol da arte que amo tanto. Não consigo me ver em qualquer outra profissão, porque a paixão pela arte me fez e me faz uma pessoa melhor, desinibida, espontânea e com uma facilidade muito grande de ver no outro o reflexo de mim mesma”, avalia.

Os momentos mais marcantes em sua vida, além dos vividos com e pela arte, foram o nascimento de seus filhos e a criação deles. “A cada etapa da vida deles eu ficava muito feliz: as primeiras palavras, o primeiro sorriso, os primeiros passos e até as primeiras travessuras eram motivos de muita alegria. Mesmo eu estudando e/ou trabalhando foi uma época muito feliz da minha vida. Na criação de meus filhos sempre estiveram presentes os ensinamentos que recebi de meus pais: honestidade, bondade, justiça, amor e uma união muito grande entre eles. ‘Colocar um filho no mundo’ é uma responsabilidade e um comprometimento para a vida toda”, lembra. “Minha meta de vida é ver meus filhos e netos realizados, felizes e conquistando cada vez mais seu espaço no mundo. Quero envelhecer ao lado do Bruno, que é meu companheiro, que me entende, me ampara e me faz feliz. Reunir sempre que possível meus filhos, genros, noras, netos, irmãos em um grande encontro de família, além de amar e ser amada”, finaliza.

Pingue-pongue

Animal de estimação: sempre tive um cachorrinho, desde minha infância. Adoro animais. Hoje tenho um fiel companheiro que está sempre ao meu lado, o Romer, hoje com 14 anos.

Fé: acredito em um ser superior que para mim é Deus. O Deus que está sempre a meu lado; e se Deus está comigo, quem estará contra mim?

Favoritos: adoro escrever, criar, pintar e jogar canastra.

Felicidade: é estar junto a minha família e ter saúde.

Amo praia.

Meu maior ídolo foi meu pai.

Minha paixão, a arte.

Adoro música romântica.

Livros: gosto de vários, destaco alguns: “A jornada de ser humano” – Osho; “O que eu sei de verdade” – Oprah Winfrey; “Somos o que pensamos” – Germano de Novaes.

Viagens: Cuba – um dia eu volto.