Na avaliação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Sitracom-BG), 2017 foi um ano de muitas lutas contra as reformas do Governo Federal, embora tenha sido destaque para a instituição as negociações de acordos coletivos e a conclusão de obras na sede campestre. A perspectiva para 2018, de acordo com o sindicato, é de que haja melhorias, sobretudo no campo político.

Por isso, o Sitracom-BG reitera que foi um ano difícil para os trabalhadores e que a expectativa para 2018 é de que haja um retorno das obras públicas e a melhora na questão de saúde, educação e segurança. Além disso, o Sindicato espera que os governos não atrapalhem o desenvolvimento econômico.

De acordo com o ex-presidente da entidade, Itajiba Soares Lopes, a meta para 2018 é continuar a fazer o trabalho sério como o sindicato sempre fez, em busca de cada vez mais dignidade dos trabalhadores e na defesa dos seus direitos. Ele afirma ainda que pelo fato de 2018 ser o ano das eleições, é o momento de denunciar os políticos que votaram pela retirada de direitos em 2017. “É hora de separar o joio do trigo”, comenta.

Sobre 2017, Lopes avalia que foi um ano de muitas lutas, com participação da entidade em movimentos contra as reformas e pela negociação dos acordos coletivos. “Nós tivemos alguns avanços apesar da crise e a manutenção dos serviços na área social”, ressalta. Além disso, o ex-presidente afirma que foi um ano de estagnação, o que faz com que sejam esperados avanços para 2018. “As melhorias já iniciaram no último semestre de 2017. Como representante das cinco categorias, nós desejamos que haja avanços”, salienta.

Outro ponto considerado essencial pelo presidente é a necessidade de acabar com a corrupção, sendo critério para a melhora econômica do país. “Foram anos difíceis para todos, devido principalmente à crise política, mas para 2018 esperamos melhorias”, analisa.

O Sindicato

Em 2017, o Sitracom-BG comemorou o ano 40 da fundação da entidade. De acordo com Lopes, a data, celebrada em julho, foi um dos momentos mais importantes de 2017, junto com a manutenção dos serviços na área social e as melhorias na sede campestre.

A entidade foi fundada em 1974 a partir de uma assembleia dos trabalhadores, que aprovou o estatuto da primeira diretoria, presidida por Nilson Larentis. De acordo com histórico do Sindicato, a fundação ocorreu em meio a uma estrutura sindical vertical e subordinada ao Poder Público, que delegava funções e fiscalizava as atividades sindicais, devido à Ditadura Militar.

No final do ano passado, ocorreu a eleição para nova chapa do Sindicato, que elegeu Ivo Valiatti como presidente com 88,5% dos votos. Ele deve iniciar seu mandato neste ano e se mantém no cargo até 2022.
De acordo com Valiatti, a meta do seu mandato é reforçar a unidade do Sitracom-BG e manter a agenda de lutas contra as reformas do Governo Federal. “Temos que manter tudo que conquistamos”, ressalta.