Os três atletas de Bento Gonçalves que participaram da XXVII Copa do Brasil de Taekwondo atingiram as metas estabelecidas pela equipe. A competição contou com mais de 600 participantes no Minas Brasília Tênis Clube no último  fim de semana. O torneio foi o último do calendário nacional da modalidade.

Os dois integrantes da delegação bento-gonçalvense que integravam a Seleção Gaúcha – lutadores com faixa preta que obtiveram as melhores campanhas nas seletivas estaduais – participavam pela primeira vez da Copa do Brasil. O terceiro integrante atuou nas disputas entre lutadores portadores de faixa vermelha com ponta preta – candidato à faixa preta – e garantiu a primeira posição.

Victor Bruckmann e o Mestre Zago após a conquista do ouro (Foto: Reprodução)

Victor Bruckmann conquistou a medalha de ouro na categoria cadetes até 33 Kg. Por ser cabeça de chave, aguardou o adversário na luta decisiva da categoria. Diante de um atleta do Mato Grosso, o jovem bento-gonçalvence garantiu a medalha de ouro.

Entre os Selecionados

A expectativa pela participação dos lutadores da Seleção Gaúcha eram relativamente boas. Após a participação, foram avaliadas como positivas pela equipe.Winicius Bruckmann, entre os cadetes até 53 Kg, estava em sua primeira participação em competições nacionais e ficou com a sexta colocação. Eduarda Demarchi, que havia ficado com a oitava posição no Campeonato Brasileiro no primeiro semestre, melhorou o rendimento e ficou em 5º lugar entre as juvenis até 63 Kg desta Copa do Brasil.

O Mestre da academia dos atletas, Volnei Zago, afirma que o rendimento foi conforme esperado por conta de todas as conquistas durante o ano. “ Como um todo os resultados foram bons e os objetivos foram alcançados. A Eduarda, por exemplo, se adaptou bem à categoria e subiu no ranking”, explica.

Zago projeta o próximo ano. “Para as próximas competições nacionais pensaremos em medalhas entre os lutadores de faixa preta. O objetivo é ter pelo menos quatro lutadores na Seleção Gaúcha”, complementa o Mestre da equipe que hoje conta com dois atletas no selecionado gaúcho. Além de Eduarda e Winicius, que já estão na seleção, Victor Bruckmann, Laura da Campo e Lucas Censi podem entrar no grupo de elite do Rio Grande do Sul.

A próxima edição da Copa do Brasil de Taekwondo acontecerá em Florianópolis.