O Museu do Imigrante recebe, a partir do dia 11 de julho, a exposição “Gastronomia e Museus: Diálogos entre Bento e Caxias”. O objetivo é apresentar acervos históricos sobre a produção, circulação e consumo dos alimentos oriundos da farinha do trigo e milho. O produto é característico da cultura local nos primórdios da colonização italiana em ambos os municípios.

No Museu do Imigrante, a exposição será sobre a história do milho, que conta com a disponibilização de imagens do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. No Museu Municipal de Caxias do Sul, será sobre a história do trigo. O Museu Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, também participará da exposição compartilhada expondo aspectos relacionados ao vinho, massa e polenta formando um cenário que restaura a relação do homem com os alimentos.

A museóloga de Bento Gonçalves, Deise Formolo destaca que “ao expormos elementos da nossa culinária, estamos resgatando a identidade dos nossos imigrantes italianos. Alimentar-se bem é uma ação social e cultural em nossa região, onde costumamos agregar a alimentação a grandes eventos e encontros”.

A exposição “Gastronomia e Museus: Diálogos entre Bento e Caxias” é uma realização da Divisão de Museus de Caxias do Sul e da prefeitura de Caxias do Sul, com o apoio da Associação Amigos do Museu Julio de Castilhos, do Museu Julio de Castilhos, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Associação Amigos Museu do Imigrante e do Museu do Imigrante.

Serviço

O que: Exposição “Gastronomia e Museus: Diálogos entre Caxias e Bento”

Período de visitação: 11 de julho a 14 de agosto

Horário de visitação: 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17:30

Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127.

Entrada Franca

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante