José Boscagli e Walter Angelo Bertoni são os artistas da exposição “I Pittori dei Nonni”

Na semana comemorativa aos 128 anos de Bento Gonçalves, o Museu do Imigrante traz uma mostra que resgata a produção artística de dois pintores italianos: José Boscagli e Walter Angelo Bertoni, que vivenciaram a cidade no início e em meados do século XX e, após, se notabilizaram nacionalmente através do exercício da pintura de retratos e paisagens.

Ambos os artistas viveram distintos momentos no município, produzindo fotografias e retratos a óleo que mostram significativas paisagens coloniais italianas e do litoral fluminense.

Tendo um caráter histórico documental, a exposição se faz como um instrumento da construção da memória social, pois o uso das pinturas e fotografias torna-se fontes que, a partir da observação da imagem, é que se pode chegar a uma compreensão das mudanças ocorridas nas formas de percepção e na sensibilidade da sociedade. O que devia ser representado pictórica ou fotograficamente correspondia ao desejo de manter viva a autoimagem para a posteridade, nobre e bela, tal como deveria ser visualizada no futuro.

De acordo com o curador da exposição Luiz Pasquali, “o esquecido e o oculto estão sendo trazidos à atualidade e, nesse caso, cabe dizer que a imagem sozinha não consegue expressar toda a riqueza, contida nas representações expostas. Foi necessário, então, pesquisar fontes escritas, não ficcionais, cartas, jornais, documentos oficiais e a própria historiografia para encontrar as pistas, nem sempre claras, para melhor compreensão e divulgação das significativas manifestações artísticas apresentadas nesta mostra”.

Serviço

O que: exposição “I Pittori dei Nonni  Boscagli – Bertoni”

Data: de 9 de setembro a 19 de novembro

Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Informações: (54) 3451.1773

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante