Longa “O Último Jogo”, que será gravado em Monte Belo e Santa Tereza, deve utilizar acervo da ONG no cenário

Parte do Museu do Eletrônico, da Associação Ativista Ecológica (Aaeco), vai compor o cenário do longa-metragem “O Último Jogo”, que será gravado em Monte Belo do Sul e Santa Tereza a partir da próxima semana. Segundo a Aaeco, os objetos trazem o contexto atemporal no qual se passa o filme, dos anos 60 até atualmente.
A Associação informa ainda que cerca de 40 equipamentos do museu serão utilizados na gravação do longa. Além disso, a Aaeco cedeu um toca-discos do acervo para um restaurante recém inaugurado em Bento Gonçalves.
De acordo com o secretário geral da ONG, Gilnei Rigotto, a produtora do longa fez um contrato de utilização dos itens do museu. Como entusiasta do cinema brasileiro, Rigotto preferiu não cobrar a cedência do acervo. “Para mim é um dos cinemas mais criativos do mundo, nós queremos incentivar”, reitera. O secretário-geral conta que sugeriu uma contribuição voluntária.
Rigotto destaca ainda que essas ações, como o caso do auxílio ao restaurante e a gravação do longa-metragem, demonstram a importância do Museu do Eletrônico. “Quando o acervo tiver sido colocado em um lugar seguro, ele pode servir como empréstimo para as escolas, para as pesquisas. Podemos ter várias atividades”, comenta. Ele ressalta ainda que o museu é composto por pelo menos 145 peças.
Em troca do toca-discos que foi cedido ao restaurante, a Aaeco pediu uma propaganda da instituição no espaço. “É uma maneira de levar a cultura para todos os lugares, para as instituições privadas e públicas”, avalia.

O filme

De acordo com informações da produção do longa, “O Último Jogo” é uma adaptação do livro “El Fantasista” do premiado escritor chileno Hernan Rivera Letelier. Nessa fábula, os moradores de Belezura, um povoado que sobrevive da indústria moveleira, estão prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fim do povoado devido ao fechamento da mina, e a última partida de futebol contra os rivais e algozes do povoado de Guapa, do outro lado da fronteira argentina.
O longa será dirigido pelo diretor de comerciais e documentários Roberto Studart. Ele iniciou sua carreira como assistente de pós-produção na Miramax Films, em Los Angeles, e em 2005, de volta ao Brasil, tornou-se assistente de direção na O2 filmes. Foi assistente de direção de uma das primeiras séries da produtora, a mini-série “Antônia”, exibida pela Rede Globo em 2007. Em 2010 passou a dirigir comerciais e em 2013 lançou o seu primeiro documentário, o filme “Pra Lá Do Mundo” finalista da 40° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. “O Último Jogo” é o seu primeiro longa de ficção.

foto: Divulgação