Livro ‘Faces da Mulher na Região Colonial Italiana’, da autora Maria Cristina Filippon, traça um retrato que permite conhecer um pouco mais sobre a figura feminina que sempre se fez presente na imigração italiana

Detalhes de mulheres fortes e guerreiras que, com muita força de vontade e dedicação, conseguiram mudar a sociedade. Mulheres que, com dores e alegrias, com suas histórias de vida, contribuíram com seus saberes, com seu trabalho, com seus poderes para o desenvolvimento da região. É sobre isso, também, que se trata o livro ‘Faces da Mulher na Região Colonial Italiana’, de autoria da bento-gonçalvense Maria Cristina Filippon, descendente da quarta geração de imigrantes italianos.

A obra foi lançada na última sexta-feira, 30 de novembro, na Livraria Aquarela. De acordo com a autora, o objetivo do livro consiste em conhecer um pouco mais sobre a figura feminina que sempre se fez presente na imigração italiana. “Sua participação foi decisiva para o desenvolvimento da região de cultura italiana no nordeste do Rio Grande do Sul. Neste trabalho trago à tona a contribuição feminina nos saberes, fazeres e poderes, articulando os provérbios dialetais que em seus breves e populares dizeres continham os discursos que se referiam à mulher desta região”, aborda.
Segundo ela, o estudo também aborda os arquétipos psicológicos que se manifestam nos provérbios para construir um perfil psicológico feminino. “Ele revela as faces da mulher na região colonial italiana, que são o animus e a anima, segundo a Psicologia Analítica de Jung. A força inexorável e outras características de personalidades mais significativas que se fizeram presentes na mulher desta região você poderá descobrir ao fazer a leitura do livro na sua linguagem literária e divertida”, destaca a autora. As ilustrações contidas em cada capítulo do livro são de Ernani Cousandier.

O livro levou um ano e meio para ser escrito – mas estava sendo pensado e pesquisado muito antes – e é um resgate cultural e social, fruto de um projeto patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura do município de Bento Gonçalves. Os exemplares estão disponíveis na Livraria Aquarela, Livraria Dom Quixote, Paparazzi Livraria do Shopping l’America, Livraria APP do Shopping Bento e com a Maria Cristina.

Sobre a autora

Psicóloga formada pela PUCRS, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Letras e Cultura Regional pela UCS, Maria Cristina foi professora da rede pública do RS, e é professora universitária e Psicóloga Clínica.