A Administração Municipal de Bento Gonçalves dá mais um passo na remodelação da gestão anunciada pelo prefeito Guilherme Pasin no final de 2016. Nesta quinta-feira, 26, iniciaram os desligamentos de 43 servidores da Fundação Araucária que atendem na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentro do processo de migração de terceirizados para concursados.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o maior objetivo é aumentar a qualidade dos serviços prestados e valorizar os servidores. “A saúde em Bento Gonçalves é modelo para o Estado e para o Brasil. Oferecemos atendimento 100% SUS em muitas áreas não exigidas por lei, mas por iniciativa da Administração Municipal, vamos mantê-las. Obviamente, em alguns casos iremos extinguir as vagas, com o intuito de diminuir custos e priorizar atendimentos médicos e aquisições de medicamentos”, ressalta o Secretário.

Mais medicamentos
Além de chamar os aprovados no Concurso, a Administração Municipal está promovendo o reabastecimento das farmácias da rede pública. As solicitações de compras de medicamentos e materiais foram assinadas nesta semana pelo prefeito Guilherme Pasin. Serão investidos R$ 400 mil na aquisição de 55 tipos de medicamentos, entre eles Furosemida, Isorbida e Amoxilina.

Os medicamentos serão fornecidos gratuitamente aos pacientes em tratamentos prescritos por profissionais da rede pública municipal de saúde. “Apesar da diminuição e do atraso nos repasses de recursos por parte do Estado e da União, continuamos investindo recursos próprios na saúde pública. Somente em 2016 investimos mais de R$ 2 milhões na compra de medicamentos”, frisa o prefeito Guilherme Pasin.

Assim que reabastecidas as farmácias, os pacientes poderão retirar os medicamentos de uso contínuo nas unidades básicas de saúde. No caso de medicação de uso controlado e especialidades médicas, os pacientes devem procurar pelas farmácias localizadas na Zona Sul (Rua Goiânia, 590 – Bairro Botafogo); PA 24h do Bairro São Roque ou na Unidade Central (Rua Júlio de Castilhos, ao lado do INSS).

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.