A reunião do Fórum de Políticas Públicas que abordou a revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves nesta terça-feira, 19, apresentou mudanças na possibilidade de construção de prédios mais altos em sete bairros da cidade: Centro, Cidade Alta, Botafogo, Juventude, Humaitá, Licorsul e Universitário. O encontro, aberto ao público, contou também com a presença de representantes das 62 entidades que integram o Fórum. Elaborado desde agosto de 2015 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e apresentado no mês passado, o material foi debatido pelo Conselho Municipal de Planejamento (Complan).

Atualmente, a legislação permite que prédios com até 14 andares sejam construídos na Capital do Vinho. Com a mudança apresentada, esse número passaria para 16. No entanto, conforme a diretoria do Complan, para que esse número seja alcançado, a construção deverá ter um recuo maior, com o intuito de garantir um distanciamento da rua e também entre prédios vizinhos.

Além da mudança no limite de andares, o novo plano aborda a redução do perímetro urbano do Vale dos Vinhedos. Segundo o Conselho,  a ação visa proteger a paisagem do ponto turístico. Outro ponto abordado na revisão é a retirada da necessidade do estudo de impacto de vizinhança para todos os empreendimentos. Somente os que são classificados como de uso especial é que deverão realizar o estudo.

Outro ponto alterado trata da compensação para construir em locais, antes considerados inadequados. Segundo o Plano, fica permitido a instalação desde que o empreendedor faça a compensação ambiental na área atingida (construção de rua, praças, entre outros), dependendo da necessidade de cada local.

Após a explanação e questionamentos dos presentes, o plano foi colocado em votação, sendo aprovado pela maioria e seguirá para a Câmara de Vereadores, que deverá realizar audiência pública para debater o tema.