Para a direção da Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição, a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas é uma questão de educação. Pensando nisso, entre os meses de março e agosto, foi desenvolvido na instituição o projeto multidisciplinar “Reciclando Atitudes”. O nome resume o objetivo do trabalho realizado: repensar e mudar o comportamento das pessoas para mudar a situação do lixo no mundo.

As ações foram coordenadas pelas professoras Carem Lidiane da Cruz Silva, Élida Bortolon, Eliana Denise Walter Miotti, Claudia Ana Reczko e Claudia Ozelame, e envolveram os 300 alunos do turno da manhã.

Depois de pesquisas realizadas em sala de aula, os alunos utilizaram materiais recicláveis para fazer novos objetos, que ficaram expostos na III Feira da Sustentabilidade. Abajur de garrafa pet, bomboniere de restos EVA, porta- lápis e cama de gato com pneu foram algumas das criações mostradas. A feira aconteceu no dia 23 de agosto, com visitação de pais e da comunidade, e encerrou o projeto.

“Pensamos nesse tema pela necessidade de fazer algo relacionado ao problema do lixo, pois produzimos muito no dia a dia e vemos muita coisa jogada nas ruas ou descartada de forma incorreta. Precisamos trabalhar essa questão com as novas gerações, pois é tudo uma questão de mudança de comportamento, de educação. E não é só um problema do município, é mundial”, diz a diretora Rose Mary Moreira.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 13 de setembro.