Com apenas 19 anos e natural de uma cidade sem um relevante autódromo para realizar os treinamentos da forma mais plena possível: este é Pedro Sampaio, de Bento Gonçalves. Líder na categoria Super Sport 600cc (cilindradas) da SuperBike Brasil (SBB), o jovem desponta como um dos principais nomes da motovelocidade nacional, inclusive com passagem pelas pistas da Europa.

Pedro Sampaio atualmente lidera a categoria Super Sport, nas 600 cilindradas. Nas quatro etapas da competição, o bento-gonçalvense venceu três e, em uma delas, abandonou a prova por conta de um problema mecânico na moto. Mesmo com a impossibilidade de pontuar em uma das provas, Sampaio manteve-se na ponta da classificação.

A paixão pela competição

O gosto pela competição é notado na mansa fala de Sampaio, que relembra o seu início em cima de um veículo automotor de duas rodas. “Eu efetivamente comecei a andar de moto com apenas 4 anos. Com 8, eu entrei na motovelocidade”, revisita os seu tempos de infância. Ainda segundo Sampaio, os pais têm papel de influência nesta trajetória em pistas de competição. “Meu pai gosta muito de esporte e de moto, mas mais pelo lado do hobby. Minha mãe é quem viaja comigo para as etapas”, complementa.

As competições foram iniciadas nos autódromos do estado. Dois anos depois, com 10, Pedro passou a disputar as etapas nacionais de motovelocidade. “No Campeonato Gaúcho eu era o mais novo e utilizava uma moto 125cc adaptada”, explicou. Foi em 2013 que Pedro Sampaio estreou na categoria em que continua a disputar. “Mesmo continuando na 250cc nas disputas nacionais, em 2013 mudei para as 600cc no Campeonato Gaúcho”, afirmou.

Os anos seguintes trouxeram novos desafios. Em 2014, a estreia na nova categoria na SBB. Por já estar adaptado ao veículo 600cc, Pedro Sampaio foi vice-campeão brasileiro, com apenas 16 anos de idade. Em 2015, uma nova possibilidade: a experiência de disputar uma competição europeia de motovelocidade.

Sampaio lidera na categoria do SuperBike Brasil (Foto: Reprodução)

A Europa e a visibilidade

A participação no torneio Europeu de SuperStock 600 rendeu, além da experiência, um contrato com uma equipe de São Paulo. “No meio da motovelocidade todos se conhecem. Chamei a atenção e neste ano estou com eles”, afirma. O grupo possibilitou uma nova situação para Pedro Sampaio. A equipe pela qual o promissor piloto disputa a SuperBike Brasil garante os ajustes no veículo, bem como o trabalho de assessoria de pista. A situação dá um toque profissional ao esporte.

A equipe de Sampaio fica com a moto para ajustes. O outro veículo é levado aos circuitos de competição do Brasil pelo jovem. Mas não são somente viagens aos autódromos de competição que entram no itinerário dos bento-gonçalvenses.

 

Viagens constantes

Os trejetos pelas estradas do Brasil e também do Rio Grande e são comuns pela falta de locais para treinamentos em Bento Gonçalves. Os autódromos em território gaúcho utilizados para treinamentos são de Guaporé e de Santa Cruz. Portanto, além das viagens para São Paulo, Londrina, Curitiba e Goiânia, ainda há a necessidade de outros deslocamentos.

Uma alternativa passou a ser utilizada recentemente. O kartódromo do Fundaparque, no Bairro Fenavinho, agora recebe provas de motovelocidade. Por conta disso, Pedro Sampaio passou a utilizar o espaço também para treinar. Além do fim da necessidade de viagens para fazer todos os treinamentos, o piloto também passou a gastar menos com as voltas para melhorar os atributos técnicos.

 

De acordo o jovem, “treinar no kartódromo não é a mesma coisa, mas ajuda na diminuição dos custos de viagem”. Sampaio complementa que os gastos em materiais também baixam. “No nosso kartódromo a velocidade é mais baixa e, por conta disso, consigo fazer 10 treinos com os mesmos pneus. Nos outros locais o pneu precisa ser trocado após um único treino”, explica.

Futuro na SuperBike

Pedro Sampaio planeja a mudança de categoria para próximo ano. Ele subiria das 600 cilindradas para as 1000 – categoria principal da motovelocidade. “Pretendo já começar a treinar com a moto nova para, em caso de mudança, chegar bem preparado”, pondera.

Por enquanto, Pedro Sampaio segue na Super Sport da SuperBike Brasil. Ao despontar como um promissor piloto, ele supera as lesões sofridas na temporada passada e segue na liderança da sua categoria. A próxima etapa acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina-PR, em 27 de agosto.

Confira a última etapa disputada por Pedro Sampaio, em Interlagos, São Paulo: