Um caso de morte por leptospirose ( doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é eliminada no ambiente pela urina de ratos) foi registrado no município de Garibaldi. O fato ocorreu em janeiro deste ano, quando o paciente, um homem, 50 anos, morador do bairro São José, foi internado no Hospital Tacchini em Bento, onde veio a falecer no dia 1º de fevereiro.

A informação foi divulgada há poucos dias. Só em 2018, o Rio Grande do Sul já registra 12 mortes por leptospirose. Nos primeiros oito meses do ano, cerca de 300 casos da doença foram registrados no estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Os 12 óbitos ocorreram nos municípios de Agudo, Alvorada, Barracão, Eldorado do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Rio Grande, Teutônia e Venâncio Aires. Outros casos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, os números de 2018 apresentaram redução, em comparação ao mesmo período dos últimos três anos. Em 2017, foram 361 casos e 18 mortes. Em 2016, 314 pessoas contraíram a doença no Estado até este período, e 12 morreram e, em 2015, o balanço parcial apontava 375 casos registrados e 23 mortes.