A morte de Lucas Morini, 23 anos, e Dionatan Cordova Dias, 28, desencadeou um escândalo na Polícia Nacional do Paraguai. O Ministério Público daquele país denunciou 13 policiais por participação no tráfico de drogas e armas, incluindo oficiais de alto escalão.

Simeón Martínez Morel, ex-diretor da Polícia Nacional de Alto Paraná, Marildo Rojas Villalba, chefe da Polícia Nacional, e Baldomero Jorgge Benítez, chefe de investigação, estão entre os envolvidos. Eles são acusados de um esquema para roubo de cargas de armas e drogas. A denúncia teria sido feita por agentes que não teriam aceitado fazer parte da quadrilha.

O escândalo foi iniciado durante a detenção de cinco policiais com um carregamento de 22 quilos de cocaína e três metralhadoras AK-47 na localidade de Itakyry. Segundo as investigações paraguais a carga pertenceria originalmente aos dois brasileiros encontrados mortos no dia 27 de julho daquele país. O carregamento teria sido negociado no mercado negro por cerca de 150 mil dólares.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 17 de setembro.