Os proprietários de imóveis e terrenos estão retirando os carnes de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) na prefeitura de Pinto Bandeira. Os moradores ficaram surpresos com os valores a serem pagos.
Segundo a moradora Silvana Ceccon, alguns proprietários tiveram um aumento de 10%%, 20%%, 30%, e em seu caso o reajuste chegou a 100%.

Outro questionamento é referente a taxa cobrada pelo recolhimento do lixo. “Estou indignada, pois na mesma rua que moro, tem vários valores de cobrança da coleta. O lixo de uns e mais caro que de outros?”, questiona. Ela relata que a explicação dada pela prefeitura é que Bento Gonçalves cobrava o valor do IPTU errado. “A minha casa continua a mesma, com a mesma metragem há 25 anos”, argumenta. Para a moradora Elvira Nichetti, a realidade de cobrança da taxa de lixo é um absurdo. “Comparando com um imóvel que tenho em Porto Alegre, onde tenho coleta de lixo úmido é diária e existem varredores de ruas, a cobrança é menor do que o valor proposto em Pinto Bandeira para uma coleta realizada duas vezes por semana”, analisa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 1º de março.