Moradores e comerciantes do Bairro Botafogo estão incomodados com uma manutenção realizada nos trilhos que passam pela Rua Porto Alegre. O serviço, realizado pela empresa Giordani Turismo e Eventos em conjunto com a Secretaria de Viação e Obras Públicas do Município, foi feito para consertar alguns danos. Entretanto, quem passa por lá, reclama que após os reparos o asfalto ficou mais alto, causando transtornos para pedestres e motoristas.

É o caso do Eder Geovani Schimitt, 36 anos, que trabalha na Auto Elétrica Universal, localizada próximo aos trilhos, que reclama do desnivelamento que ficou na calçada e no asfalto. “O nosso objetivo é que concluam ou deixem em situação que fique possível de transpor esse obstáculo que os trilhos estão sendo, porque está realmente complicada a passagem”, comenta.

Quem também está sentindo as dificuldades de mobilidade é moradora, Janete Bianchi, mãe do cadeirante Gustavo Bianchi, que todos os dias precisa atravessar os trilhos para ir e voltar da escola. “Tenho que passar no meio da rua, em cima dos trilhos e está bem mais alto que antes, os pneus da cadeira são menores e tem que trepidam quando passa ali”, queixa-se.

De acordo com o Coordenador de Manutenção da Giordani Turismo, o serviço realizado no local era necessário para consertar um dano no contratrilho causando por um veículo. “Tivemos que abrir a passagem de nível e refazer toda a fixação do trilho, garantindo a segurança da linha férrea e do cruzamento. A diferença de nível dos trilhos em relação ao que tínhamos anteriormente, se deve a instalação de placas de apoio que darão maior fixação do trilho no dormente, minimizando problemas futuros”, esclarece.

Quando a reportagem foi até o local, a restauração da calçada já estava sendo realizada pela empresa Giordani. O próximo passo é a conclusão do asfalto, que de acordo com o Secretário de Viação e Obras Públicas, Amarildo Lucatelli, deverá acontecer entre hoje e quinta-feira. “Vamos concluir a obra essa semana, estamos esperando a Concresul fornecer o asfalto”, frisa Lucatelli.