Tenho lembranças de quando ainda eram distritos de Bento Gonçalves os atuais municípios de Santa Tereza, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul. Naquela época fui secretário de obras da prefeitura de Bento Gonçalves e tinha que percorrer estradas empoeiradas, ou embarradas, perigosas e, pelos parcos recursos, pouco cuidadas. Era um sacrifício visitar diariamente os distritos. Confesso que não era muito agradável mas eram ossos do ofício.

Lembro que os recursos para manutenção eram poucos e em cada trecho da rodovia interiorana havia um “stradin”, pessoa contratada para tampar os buracos, arrumar as sarjetas e cortar o mato que invadia a pista. Com certeza alguns “stradin” não se dedicavam tanto como deveriam pois o emprego da prefeitura era um bico.

Agora é uma maravilha: entre os três municípios é asfalto e a viagem um prazer.

Fui a Monte Belo em poucos minutos, obedecendo os limites do trânsito, e apreciei cada momento da viagem, se assim podemos denominar o passeio. Paisagens, flores, parreirais, cantinas, casas de agricultores bem cuidadas e tudo de bom.

Tenho certeza que a emancipação proporcionou para os três distritos uma alma nova e todos progrediram.

Em Monte Belo estive no Restaurante Corbelini saboreando uma janta dos tempos de “colônia” acompanhada com aquele bom vinho caseiro. Matei saudades. Tudo serviu para mostrar o que será a festa de São Cristóvão e São Braz que acontecerá no próximo sábado dia 03 de fevereiro.

Sempre fui a favor do que prega o ditado: “se você tiver um vizinho rico é bem provável que ele nunca virá te pedir uma xícara de café ou de açúcar e talvez seja você quem bata na porta dele”.

Com os três novos municípios ricos todos ficaram felizes. Bento tem atrações turísticas tão próximas que ganhou com isto e a despesa com o “stradin” já não existe mais. Cada município é uma atração que merece a visita dos turistas.

Nossa região de colonização italiana está prosperando muito rápido. É melhor acreditar que as atuais vias de acesso não serão suficientes para suportar o trânsito dos próximos anos. Pensemos.