Uma pesquisa sobre a demanda turística de Bento Gonçalves foi apresentada na noite de ontem, 15, em evento realizado no auditório da Faculdade Cenecista, reunindo representantes do setor. A pesquisa foi aplicada entre março e junho de 2016 e ilustra o perfil do visitante que chega ao município.

Conforme a amostragem, 44% dos visitantes são casais sem filhos. A faixa etária predominante é dos 31 a 40 anos, representando 36,63%, seguida de 18 a 30 anos, com 26,75%. Dos 415 entrevistados, 91,81% afirmam ter vindo a Bento Gonçalves para lazer, e outros 5,54% a negócios/trabalho. O Vale dos Vinhedos é o atrativo mais procurado, com 72,9%, seguido do passeio de Trem Maria Fumaça, com 60,24%. Quanto a origem dos visitantes, 96% são brasileiros. Desses, 87% são das regiões Sul e Sudeste. Do exterior, que equivale a 3%, predominam a Argentina (25%) e Uruguai (17%). Austrália e Colômbia representam 9% dos entrevistados, seguidos da Espanha, México, Paraguai e Suíça, todos com 8%.

O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, explica a importância da pesquisa. “Apresentávamos uma carência no quesito monitoramento, confirmada por estudo anual do Ministério do Turismo, que compara os principais destinos turísticos do Brasil”.

Ainda conforme ele, a pesquisa deve ser aplicada anualmente. “Assim, teremos amostragens confiáveis sobre a realidade da demanda turística. Isso é muito importante, porque garante o desenvolvimento de ações consistentes para a atração de visitantes”, acredita.

A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Faculdade Cenecista, por meio do curso de Turismo e do Instituto de Pesquisa.