A promotora regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Andréa Almeida Barros, realizou na  quinta-feira, 16, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Valentim do Sul, audiência pública com os ribeirinhos do Rio Taquari, a fim de apresentar o Programa de Recuperação Sustentável da Mata.

São Valentim do Sul assinou o TAC com o MP em 2012, logo após a entrada em vigor da Lei de Proteção à Vegetação Nativa, não tendo, ainda, implementado o Programa.

No encontro, ocorrido na Câmara Municipal de Vereadores do Município, foram esclarecidas as dúvidas dos ribeirinhos residentes na comunidade de Santa Terezinha, a única limítrofe com o Rio Taquari.

Após, a promotora e a equipe técnica estiveram no local onde o Rio Carreiro e o Rio das Antas se encontram e dão origem ao Rio Taquari. Na sequência, a visita foi à localidade antes mencionada, para verificar a realidade da mata ciliar.

“A maior dificuldade para a implementação vai ser localizar os ribeirinhos, pois a maioria das propriedades são sítios de lazer, cujos proprietários residem em outros municípios”, afirma Andrea. A equipe técnica deixou convite para a audiência pública em todas as residências, mas, conforme os técnicos no Município, a maioria das pessoas vêm eventualmente, com mais regularidade no verão.

Ficou acertado que os técnicos irão fazer as vistorias em pelo menos 20 das 44 propriedades nos próximos meses. Em novembro, será feita a audiência pública na localidade para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta.

Participaram da audiência o prefeito Jerry Angelo Macagnan e os membros da equipe técnica ambiental do Município, Leonardo Marcolin e Jeanira Dors.

Fonte e foto: Ascom MP/RS