Aumenta a sensação de bem-estar, libera as tensões, contribui para o aumento da autoestima e condicionamento físico. Todos esses benefícios estão aliados à prática de exercício físico. Se você está em busca de qualidade de vida com muita saúde, mexa-se. A atividade física aliada a hábitos saudáveis contribui em diversos fatores, principalmente para pessoas que vivem na correria do dia a dia.

De acordo com a professora de Educação Física e proprietária da Bonna Vitta Academia, Rosalene Osmarin Geremia, o primeiro benefício proporcionado é a melhora da qualidade do sono. “A sensação de bem-estar está ligada a endorfina que é liberada na prática de exercícios físicos. Produzida durante e depois ela regula as emoções e é considerada um relaxante natural, ajudando na redução do estresse e da ansiedade. Dormir melhor é a primeira mudança física percebida por quem inclui o exercício na rotina”, explica.

Rosalene ressalta que a prática regular de exercícios contribui tanto para um bom condicionamento físico, fazendo com que a pessoa se sinta mais disposta, quanto a condicionamento cognitivo, melhorando as funções relacionadas ao aprendizado, atenção, memória e humor. “Se feita de uma forma descontraída e prazerosa, a atividade física pode atuar também no controle da ansiedade, uma das vilãs do nosso dia a dia”, destaca. É importante também que o exercício ou que frequentar uma academia deixe de ser uma obrigação e passe a ser uma parte prazerosa da rotina. “A pessoa precisa sempre fazer o que gosta e não o que é imposto pela academia. Dosar exercícios aeróbicos e musculação é o ideal, mas se a pessoa não gosta de nada é bom buscar e fazer o que mais gera prazer”, afirma.

Segundo Rosalene, o corpo demora de dois a três meses para se acostumar com a nova rotina. Um clima familiar e integrado em uma academia é ideal para quem quer mandar o sedentarismo embora. “O inverno e suas baixas temperaturas deixaram de ser obstáculos também. Se aliado a bons hábitos alimentares o exercício regular é um excelente investimento em saúde e qualidade de vida”, finaliza.