No sábado, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991, devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a Insulina, em 1921. O objetivo é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à prevenção e ao tratamento adequado a fim de evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

Este ano, o tema é “Qualidade de Vida e o Diabetes”, com foco na alimentação correta, glicemia, atividade física, lembrança sobre os medicamentos, insulina, entre outras questões importantes. A doença atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando, em média, mais de 5 milhões de mortes anuais. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de pacientes com diabetes é de 12.054.827.

Na rede pública de Bento Gonçalves, as atividades ocorrem durante todo o Novembro Azul, que marca a campanha nacional pela saúde do homem e de combate ao câncer de próstata. Cada uma das 23 unidades de saúde promove suas próprias ações. O município conta com grupos de Diabéticos e Hipertensos em todos os postos, que focam atividades no tratamento, prevenção e melhoria da qualidade de vida. Os pacientes em uso de insulina recebem gratuitamente, seringas descartáveis de uso único para insulina, insulinas, glicosímetros (aparelhos que medem a taxa de açúcar no sangue no domicílio) e tiras reagentes, além de medicações orais.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.