Caitá Supermercados, Iva Espaço da Beleza e Casa do Pintor foram os agraciados, além do empresário Plínio Mejolaro, homenageado com o Troféu Personalidade

A emblemática 30ª edição do Mérito Lojista da CDL de Bento Gonçalves premiou seus vencedores na noite de 11 de abril, em solenidade que reuniu 300 pessoas no Dall’Onder Grande Hotel. Foram reconhecidos pela excelência de sua atuação Caitá Supermercados (categoria comércio), Iva Espaço da Beleza (categoria serviços) e Felipe Henrique, da Casa do Pintor (categoria Jovem Empreendedor), além do empresário Plínio Mejolaro, outorgado com o Troféu Personalidade.

A entrega das homenagens ocorreu em um momento histórico, duplamente rico em significado para a entidade, que promove a 30ª edição do Mérito Lojista no ano em que completa 50 anos de fundação. “Temos muito orgulho de nosso passado, repleto de momentos marcantes que a CDL ajudou a protagonizar e que em muito contribuíram para o fortalecimento dos setores do comércio e serviços, bem como colaboraram para o desenvolvimento de Bento Gonçalves. Da mesma forma que somos gratos àqueles que construíram a história do nosso comércio, prestando homenagem e reconhecimento às suas contribuições, também mantemos o olhar no futuro, atento aos desafios que ainda nos aguardam”, disse o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Renovando o compromisso da entidade com o futuro do setor, Carbone reafirmou a missão de dar continuidade a história que começou a ser escrita 50 anos atrás. “Cabe a nós estudarmos as lições de nosso passado e utilizarmos cada uma dessas passagens como combustível para renovar nossa motivação em busca de fazer sempre mais e melhor, continuar consolidando conquistas para o comércio, ampliando benefícios e serviços para nosso associado, criando oportunidades de desenvolvimento, articulando avanços que permitam ao nosso setor ganhar em competitividade, especialmente diante da nova realidade e dos desafios dos tempos atuais. É dessa forma que a CDL celebra a 30ª edição do Mérito Lojista e seus 50 anos de atuação: prestando um tributo ao passado, mas comprometida com o futuro”, disse Carbone.

Trajetória reconhecida

Tradição e credibilidade mesclam-se à história do Mérito Lojista da CDL de Bento Gonçalves e fazem da premiação motivo de orgulho junto à comunidade. “A CDL além de premiar três empresas de Bento Gonçalves, reconhece negócios que atuam em uma das melhores cidades do Brasil para se empreender. Podemos dizer que o Mérito Lojista de certa forma, é uma premiação nacional dado aos inúmeros destaques e premiações que Bento Gonçalves já conquistou a nível estadual e nacional a exemplo do melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, e uma das 20 cidades mais bonitas e acolhedoras para se viver”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto.

Desde 1989, quando foi instituída pelo então presidente da entidade, Ildoíno Pauletto, a premiação vem evidenciando aquele que é um dos principais atributos que diferenciam e projetam Bento Gonçalves: o empreendedorismo. “O Mérito Lojista chega a sua 30ª edição valorizando o trabalho desenvolvido com dinamismo, criatividade e a garra de nossa gente, que tornam ainda mais fértil o chão dessa cidade, profundamente identificada com trabalho e empreendedorismo. Mais do que gerar grandes números, essas ações modificam vidas. Parabéns a todos que fazem o setor crescer e auxiliar no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

Livro conta história de 50 anos da CDL

Riqueza de histórias e de passagens para ilustrar tanto as 30 edições do Mérito Lojista quanto os 50 anos da CDL temos de sobra. Esse valioso resgate do passado está sendo compilado e será apresentado à comunidade na forma de um Livro. “Será uma publicação contando não só a trajetória de 50 anos da CDL em Bento Gonçalves, mas relatando a história do comércio em nosso município”, adiantou Carbone. O livro deve ser lançado no segundo semestre deste ano, comemorando o aniversário da entidade.

Conheça os vencedores da 30ª edição do Mérito Lojista

Caitá Supermercados, na categoria Comércio

Há menos de um ano em Bento Gonçalves – inaugurado em junho de 2018 – o Caitá Supermercados idealizou a quarta unidade da rede justamente no berço de sua família fundadora. Como reconhecimento à história há 21 anos nos mercados gaúcho e catarinense, o empreendimento é o outorgado com o Prêmio Mérito Lojista 2018 na categoria Comércio. Presente também nas cidades de Concórdia – SC, Joaçaba – SC e Erechim – RS, o complexo de compras localizado na Avenida Osvaldo Aranha impressiona pela grandeza de sua estrutura e pelos serviços oferecidos.

O mercado possui um mix com mais de 20 mil produtos locais, nacionais e de importação própria – com itens exclusivos e diferenciados como os funcionais, orgânicos, naturais e veganos. A adega, inspirada nos padrões internacionais, dispõe de mais de 800 rótulos de vinhos e espumantes e conta com um sommelier para auxiliar os clientes na escolha do produto. Além de 21 caixas tradicionais, os clientes do Caitá encontram quatro selfie-checkout – tecnologia para facilitar as compras do dia-a-dia. Isso sem contar o estacionamento para mais de 300 veículos, 17 lojas de apoio e praça de alimentação. O empreendimento aposta em ações diversificadas para melhor atender o público, com realização de sorteios e promoções relâmpagos. Com milhões de reais investidos em uma obra grandiosa e inovadora para a cidade, o Caitá gera mais de 200 empregos diretos e 500 empregos indiretos – fomentando o desenvolvimento econômico local.

Iva Espaço da Beleza, na categoria Serviços

Para coroar as mais de três décadas no mercado bento-gonçalvense, o Iva Espaço da Beleza é agraciado, pela primeira vez, com o Prêmio Mérito Lojista na categoria Serviços. Idealizado pela empreendedora e cabeleireira Iva Vivan, no ano de 1986, o estabelecimento oferece inúmeros serviços de estética para todos os públicos e sustenta, de forma paralela, uma escola técnica para formação de novos profissionais.

Em 2018, a empresa passou por vários processos de melhorias na prestação de serviços – com ênfase no treinamento de funcionários e reestruturação na parte de gestão visando melhorar os processos intralogísticos. O Iva Espaço da Beleza também promoveu algumas mudanças de estrutura interna, como readequação do local de recepção e espaço de café, que otimizaram o recebimento e o conforto dos clientes. Como principal destaque, 2018 marcou, ainda, a abertura da primeira filial da empresa que, pelo planejamento inicial, estava prevista para 2020. Hoje, o Iva Espaço de Beleza conta com 30 parceiros diretos e projeção de 40 colaboradores no final do ano. A participação em projetos sociais é outro ponto forte da atuação do empreendimento – como atendimento a projetos voltados a crianças carentes, arrecadação de alimentos e ajuda em eventos de entidades assistenciais do município.

Felipe Henrique, da Casa do Pintor, na categoria Jovem Empreendedor

Fundada em 1985, a Casa do Pintor recebeu o Prêmio Mérito Lojista na categoria Jovem Empreendedor por meio do empresário Felipe Henrique. Com início de sua trajetória na empresa em 2006, Felipe agregou ideias inovadoras ao negócio. No ano de 2017, a empresa investiu forte no treinamento de seus vendedores para oferecer o produto adequado a cada necessidade. Em 2018, observando uma nova demanda por parte dos clientes, a empresa passou a ofertar serviços de mão de obra. Empreendimento varejista de tintas e vernizes, atende também a domicílio com vendedores externos. Por isso, pensando sempre em se relacionar cada vez melhor com seus clientes, a Casa do Pintor segue inovando e aliando a experiência já adquirida com novas tendências do mercado.

Plínio Mejolaro, Prêmio Mérito Lojista Personalidade

Apaixonado pelo movimento empresarial – é assim que se auto define o empreendedor bento-gonçalvense Plínio Mejolaro, umas das mais expressivas lideranças do setor comerciário do município e o agraciado, com meritocracia, pelo Prêmio Mérito Lojista 2018, na categoria Personalidade. Seu currículo impressiona: foi um dos fundadores da CDL-BG e do Sindilojas, vice-presidente do CIC-BG e um dos idealizadores da ExpoBento. Também ajudou a liderar projetos encabeçados pela iniciativa Viva Bento, como a concepção da Via Del Vino e do Aeroclube municipal. Somado a esse legado de contribuições, mantem-se ativo como sócio proprietário de um dos mais tradicionais empreendimentos comerciários do município, a loja Mejolaro.

Seu Plínio, como é conhecido, possui graduação em contabilidade e formação de empresas e iniciou sua trajetória profissional em 1966, na então ‘Casa de Móveis Mejolaro’, fundada por seu pai, Basílio Mejolaro (in memoriam), há mais de sete décadas. O crescimento do negócio sempre acompanhou, também, sua evolução na carreira empresarial. Com um salto de 44m² para 3750m² no tamanho do empreendimento, a Mejolaro e Cia Ltda se tornou o símbolo que representa a valorosa contribuição de Plínio para o desenvolvimento local. “Lembro que meu pai fabricava os móveis no porão de casa e comercializava os produtos na parte de cima. Com o tempo, fomos ampliando o espaço, sempre no mesmo endereço, e nos adequando às demandas do mercado”, recorda. A empresa também foi umas das pioneiras na cidade em comercialização de eletroeletrônicos. Hoje, está focada em móveis populares e decoração.

Conquistas para o setor varejista

São muitas as melhorias no município, tanto estruturais quanto sociais, conquistadas por iniciativas lideradas ou apoiadas por Mejolaro. Além de participar da fundação das principais entidades empresariais de Bento, participou do grupo que projetou e fez acontecer o Armazém das Pontas – uma das mais diversificadas pontas de estoque da região criada há mais de 10 anos. Também atua da Ação Lojista, movimento que surgiu do desmembramento do Viva Bento. “A Ação Lojista é um elo entre as entidades comerciárias do município, que busca defender os interesses do setor e fortalecer o varejo local”, reitera.

Para reforçar ainda mais o engajamento com a área que representa, já participou de duas edições da NRF, a principal convenção do mundo para o varejo, que ocorre em Nova York. Em paralelo com as atividades do setor, seu Plínio atua como membro do Conselho Econômico da Diocese de Caxias do Sul e da Paróquia Santo Antônio – além de já ter participado, também, de movimentos patronais, como a Comissão de Negociação Salarial do Sindicato Patronal e Laboral, na qual faz parte desde a fundação do Sindilojas.

Crédito das fotos: Vagão Filmes/Augusto Tomasi