A lei federal 11.947 determina que no mínimo 30% da alimentação escolar seja oriunda de produtos da agricultura familiar. Nesse quesito, Bento Gonçalves é um exemplo para a região, pois quase 80% dos produtos utilizados são fornecidos por agricultores e agroindústrias do município, totalizando 40 famílias dos quatro distritos. O projeto “Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável”, criado em 2010, é coordenado pela Secretaria de Educação (Smed) e pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), de Bento, e tem como objetivo incentivar as crianças a ter uma alimentação mais saudável.

Os cardápios são elaborados pelas nutricionistas da Smed, seguindo as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São oferecidas semanalmente, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças nas escolas de Ensino Fundamental, o que nas escolas municipais Infantis é servido diariamente.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, avalia positivamente a medida. “É um projeto bem alinhavado entre os professores, nutricionistas, alunos e agricultores. É ótimo porque os alimentos são de qualidade, sempre fresquinhos e ao mesmo tempo são mais baratos, por serem da estação. As crianças adoram, cada vez mais temos essa aceitação entre elas”, afirma.