Cirurgia feita no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, foi um sucesso e após alguns sustos, garoto passa bem

A luta do pequeno Luiz Felipe Strada Rodrigues está muito próxima de ser vencida. Ao menos, uma delas e talvez a mais árdua que o menino de pouco mais de um ano e seis meses tive condições de enfrentar. Na quinta-feira, 21, ele passou pela cirurgia para a retirada de um tumor que está grudado na medula no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre e aguarda apenas a liberação da parte médica para até o fim desta semana, retornar para Bento Gonçalves.

O procedimento foi comandado pelo Dr. Jorge Bizzi e sua equipe e durou pouco mais de seis horas, sendo encerrado por volta das 15h. Como era esperado, tanto pela parte médica quanto pela família, a cirurgia foi complicada, mas no fim, um sucesso, como relata a mãe de Luiz Felipe, Elizete Strada. “Os médicos já esperavam pela dificuldade na cirurgia, tanto que eles deixaram claro que seria “caótica”, pois o problema dele é um dos piores. Eles conseguiram tirar a maior parte do tumor. Ficou um pouco, pois a parte entre os nervos não tinha com tirar. Fizeram um enxerto no local, fecharam e mandaram para a sala recuperação e depois para a UTI, para melhores cuidados.”, revela.

O fato de não ter a retirar total, conforme os médicos revelaram à família, exigirá exames periódicos para saber a evolução, já que até os 12 anos a medula pode voltar a grudar, necessitando nova cirurgia, mas é pouco provável que aconteça outra vez.

Porém, a luta ainda não estava ganha por completa. O menino acabou tendo algumas complicações no processo, segundo a mãe. “Ele teria que ficar sedados de três a quatro dias, sem se mexer, de barriga para baixo devido ao corte. Mas a medicação não fez efeito e tiveram que entubar. E também teve febre nos primeiros dias”, diz.

Luiz permaneceu entubado até a noite de segunda-feira, 25, quando obteve uma melhora, passando bem e não precisou mais da ajuda de oxigênio para respirar, assim como venceu a febre. A expectativa da família de que hoje o menino acorde e pela primeira vez consiga abrir os olhos. Segundo a equipe médica e família em Porto Alegre, o menino deve permanecer em observação ainda na UTI até sexta-feira, e então, retornar para casa.

Próximos Passos

Luiz deve retornar a Porto Alegre em duas semanas para retirada dos pontos e avaliação do médico. Em caso de alta, já inicia a busca por consultas com especialistas para o tratamento aos problemas de intestino, rin, bexiga e pés.

Família agradece doações

Elizete em nome da família Strada Rodrigues agradeceu a todos que realização doações, as quais serão utilizadas no tratamento de Luiz Felipe. “Todos as doações foram bem-vindas. Agora fica a critério de cada pessoa seguir ou não. Estamos agradecidos. É nos procurar que conversamos sobre o assunto”, fala. No sábado, 23, teve sorteio da rifa vendida pela família. Os números sorteados foram: 6718, 6391, 0553, 9871 e 9192. Os vencedores devem entrar em contato pelo (54) 996655086.