A meditação transcendental é um método de autodesenvolvimento que é capaz de aquietar a mente, mas também melhorar a tomada de decisões, a criatividade e afastar o estresse, a depressão e até doenças cardiovasculares. O objetivo desta meditação é fazer a mente transcender, ou seja, atingir o repouso profundo, diminuindo a quantidade de pensamento. Diferente dos outros métodos de meditação conhecidos, a transcendental não exige concentração, direcionamento, nem esforço.

Os benefícios

Mais de 600 estudos, feitos por importantes universidades dos Estados Unidos e da Europa, já foram divulgados atestando os benefícios da meditação transcendental para o corpo e para a mente. “A comunidade médica teve seus olhos voltados para a meditação transcendental a partir da década de 70. Desde então, há cada vez mais pesquisas, que mostram resultados positivos”, conta Elisa Haruma Kozasa, pesquisadora do departamento de psicobiologia da Unifesp.
A meditação pode auxiliar alguém a ter uma vida mais saudável porque, por meio dela, a pessoa tende a levar uma vida mais tranquila, o que contribui para o aumento da qualidade e expectativa de vida. É por meio desse tipo de meditação que a mente é conduzida para o estado de repouso profundo e assim, o corpo identifica onde estão localizados os problemas e direciona automaticamente todas as energias para lá. “O segredo da meditação está em possibilitar a mudança de foco, ou seja, a pessoa deixa de pensar nos problemas e foca somente no mantra, no momento presente. Com isso, o corpo produz uma resposta de relaxamento, com a liberação de hormônios, como a endorfina, os batimentos cardíacos ficam reduzidos e a respiração fica mais lenta”, explica Elisa.
Grande parte dos benefícios são imediatos e melhoram com o passar do tempo. Entre os mais significativos estão:
– O fortalecimento da comunicação do córtex pré-frontal do cérebro, o que permite desenvolver o funcionamento total do cérebro. O praticante de meditação transcendental tende a ter um pensamento prático mais forte e coordenar a tomada de decisões, graças ao aumento nas funções executivas;
– A abertura da percepção a um campo de criatividade e inteligência, localizada nas profundezas da mente;
– A redução da ativação do sistema nervoso simpático, que por sua vez dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios do estresse;
– A melhora da saúde cardiovascular;
– O combate à depressão, na medida em que estimula o bem-estar físico e mental;
– A ajuda na libertação de vícios como o tabaco, o álcool e outras drogas;
– Reduz a ansiedade e os níveis de colesterol ruim, além de combater a insônia e a síndrome metabólica.

Fonte: minhavida.com.br