Os médicos contratados pela Fundação Araucária aderiram à greve pela segunda vez em menos de trinta dias na manhã desta quarta-feira, dia 11. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, que representa a categoria, o motivo continua sendo o atraso dos pagamentos.
De acordo com o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, a Prefeitura busca regularizar a situação o mais breve possível para reestabelecer o atendimento a toda população. O secretário diz que a situação deve voltar ao normal nos próximos dias. Os atendimentos de urgência e emergência continuam a ocorrer normalmente e os casos identificados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são encaminhados a Unidade Pronto Atendimento (UPA).
O presidente dos Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos, diz que em reunião realizada ontem a Prefeitura sinalizou que não há dinheiro e nem previsão para os pagamentos. “Ontem pagaram em torno de 40% do valor de dezembro”, reclama o presidente.

 

Relembre

O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul informa que os profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Bento Gonçalves paralisaram suas atividades nesta terça-feira, dia 20. O motivo, de acordo com nota divulgada pelo Sindicato, é o atraso dos salários e o não pagamento do 13º salário. Na cidade, a paralisação afeta também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ainda de acordo com informações do Sindicato, a greve deve perdurar até que o pagamento seja efetuado, porém, os casos de urgência e emergência continuarão a ser atendidos normalmente. A redação do Semanário tentou contato com a direção da Fundação Araucária, responsável pela contratação e pagamento dos profissionais de saúde de Bento Gonçalves, mas até a publicação desta nota não obteve resposta.