Um funcionário da Usina de Triagem do município de Carlos Barbosa, acabou ferido após encontrar materiais de uso veterinário descartados incorretamente em meio aos resíduos recicláveis. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, foram encontrados seringas, agulhas, ampolas, luvas e frascos de medicamentos de uso veterinário. Foi durante o trabalho de separação que o funcionário acabou se ferindo com uma agulha.

Segundo a Administração Municipal, esta não é primeira vez de casos de destinação incorreta de resíduos relativos à saúde, e por conta de suas características, além de causar danos a saúde dos trabalhadores, podem causar prejuízos ao meio ambiente em função do risco biológico e infectocontagioso. Para dispensar o material, deve haver um tratamento específico antes de serem descartados e sua coleta precisa ser feita por meio de estanques, rígidos, hígidos e resistentes.

Em nota, a Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente trabalha para a identificação dos responsáveis pela destinação incorreta e tomará as medidas administrativas cabíveis.

Foto: Pedro Ernesto Fabrin