Uma boa massagem durante a gravidez pode ser um ótimo jeito de aliviar a dor nas costas ou na região lombar, além de ombros tensionados. Pode ajudar também a melhorar o astral e humor, por fazer fluir por todo o corpo as famosas endorfinas, que dão aquela sensação de bem-estar.

É importante avisar o massagista se tiver áreas mais sensíveis pelo corpo ou partes que causam desconforto. Muitas vezes, a colocação de travesseiros e apoios laterais ajuda bastante. Mudar de posição, sentando ou deitando de lado, também pode trazer mais conforto. Ficar muito tempo deitada de barriga para cima não é aconselhável no final da gravidez, tanto por causa do risco de dor no nervo ciático como de pressão sobre a veia cava, que pode causar mal-estar.

No caso de enjoos peça para o profissional de massagem não usar loções, óleos ou cremes com cheiro, para que possa curtir a massagem em paz com seus sentidos. Tenha cuidado com aromaterapia e óleos essenciais, porque alguns deles podem fazer mal devido à alta concentração de substâncias absorvidas pelo corpo durante o procedimento (lembre-se de que óleos essenciais nada mais são do que óleos extraídos de plantas, e nem toda planta é indicada para grávidas). Uma vez dentro do organismo, óleos essenciais funcionam do mesmo modo que remédios ou drogas, ou seja, podem passar da sua corrente sanguínea para a placenta e chegar ao bebê.

Cuidados essenciais durante a massagem para grávidas

A duração total da massagem não deve ultrapassar 40 minutos e esta pode ser realizada sempre que a mulher desejar, embora seja recomendado alguma frequência como pelo menos 1 ou 2 vezes por semana, para que os benefícios possam ser alcançados.

Não devem ser estimulados os seguintes pontos reflexos: Posição mediana entre o polegar e o dedo indicador, parte interna dos joelhos e também à volta dos tornozelos porque favorecem a contração uterina.
A massagem pode ser realizada com óleo de amêndoa doce, óleo de semente de uva ou um creme hidratante de preferência próprio para massagem porque desliza melhor na pele, sendo mais lentamente absorvido que um creme hidratante comum. É preciso cuidado com os óleos essenciais presente em alguns óleos e hidratantes porque eles são feitos de plantas medicinais e nem todas podem ser usadas na gravidez.

Posição ideal para a grávida receber massagem

O essencial é nunca pressionar a barriga e por isso quem tem uma maca especial para grávidas, que possui uma abertura no meio, tem mais vantagem quando é preciso tratar as costas, mas se esta maca não for acessível, pode-se recorrer a almofadas e apoios que podem ajudar a manter o conforto da mulher, garantindo seu relaxamento durante toda a massagem.

Fonte: Rafaela Peres