“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar.
As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito” (Chico Xavier)

Uma escorpiana de personalidade forte, Marisa se define uma pessoa batalhadora, humilde e honesta. Seus pais Ida e José Luiz Ferrari são a base de tudo. Para ela a família é a razão de viver, é inspiração e é o porto seguro que dá forças para superar as dificuldades. “Foi o aprendizado dos meus pais que me tornaram uma pessoa de caráter”.
Teve uma vida marcada por lutas e tristezas. Ficou viúva muito cedo e precisou criar seus filhos sozinha, superando muitas dificuldades. Pensando em um futuro melhor e digno para Rudimar e Juliane, depois dos 30 anos de idade, ela voltou a estudar. “Hoje me orgulho muito de não ter passado por cima de ninguém para atingir meus objetivos”. Professora e diretora a quatro anos da escola Professor José Pansera, ela fala que passar ensinamentos adiante é um sentimento de dever cumprido. “Através de meus educandos me realizo toda vez que vejo o progresso deles na preparação para vida”.
“Deixa a vida me levar”, é a trilha sonora da vida de Marisa. Segundo ela, pensar de acordo com a música é um incentivo para continuar lutando e seguir em frente. “A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”, afirma.
Com mania de perfeição, a educadora acredita que o mundo seria muito melhor se fosse possível eliminar a violência e a discriminação do convívio humano, já que para ela o que dá sentido para tudo na vida, é a educação.
A batalhadora Marisa ressalta que, “qualidade de vida é estar de bem com você mesma, com a vida e com as pessoas a sua volta”.