A construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves deu um passo à frente. A avaliação dos imóveis do Estado, que servirão de permuta para os empresários interessados em atuar na edificação foi finalizada na tarde de sexta-feira, 27. A obra será a primeira na história do Rio Grande do Sul a ser feita em forma de permuta.

Serão disponibilizados dois imóveis em troca da construção da penitenciária a ser edificada, numa área de 14 hectares, localizada na Linha Palmeiro. O primeiro é o terreno onde está o atual presídio, na rua Assis Brasil, que foi avaliado pela prefeitura em R$ 15 milhões. O outro é a residência do superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), localizada na rua Herny Hugo Dreher. O secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, não detalhou valores, mas afirmou que a avaliação dos imóveis pelo Estado é maior do que a feita pelo Poder Público Municipal.

O valor dos dois imóveis deve ser maior do que o custo de construção do novo presídio, que deve girar em torno de R$ 18 milhões, conforme a prefeitura. O próximo passo, de acordo com Shirmer, é realizar um chamamento público aos empresários atraídos a realizar o negócio nos moldes propostos pelo Estado. “Estou tentando entrar em contato com o prefeito (Guilherme) Pasin para que ele nos auxilie na busca de interessados. Temos uma reunião na segunda-feira (30) com a nossa equipe para dar sequência ao projeto”, descreve.

O secretário alerta ainda que por ser uma experiência pioneira no Estado, a obra deve demandar um pouco mais de cautela e, consequentemente, será um pouco mais demorada. “Não gosto de dar prazos para não morrer pela boca, mas acredito que se falarmos que vamos começar a construir o novo presídio neste ano não é nenhum absurdo”, decretou.
O Presídio Estadual de Bento Gonçalves conta atualmente com cerca de 240 detentos, além de 100 que estão sendo abrigados em outras casas prisionais – Caxias do Sul, Osório, Montenegro e Venâncio Aires – devido à superlotação.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 28 de janeiro de 2017.