Em 2015, mais de nove milhões de pessoas morreram no mundo todo por causa da poluição. Os números equivalem a um em cada seis mortos nesse ano, de acordo com um artigo publicado nesta sexta-feira, 20, pela revista The Lancet. Quase todas as mortes (92%) ocorreram em países de baixa e média renda.

Ainda, segundo o relatório, quase metade do número total de mortes ocorreu em apenas dois países – Índia e China. Em países de rápida industrialização, como Índia, Paquistão, China, Bangladesh, Madagascar e Quênia, a poluição pode chegar a ser responsável por até uma em cada quatro mortes.

Além da intoxicação, a poluição causa uma série de doenças mortais como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. A forma mais mortal, responsável por mais de dois terços das mortes, foi a poluição do ar, acrescentaram. Isso inclui a poluição das emissões de fábricas e carros e a poluição da queima de madeira, carvão vegetal, carvão, esterco ou resíduos agrícolas para calefação e para cozinhar.

A poluição da água ficou em segundo lugar, com 1,8 milhão de óbitos, enquanto “a poluição no local de trabalho, incluindo a exposição a toxinas e agentes cancerígenos, foi vinculada a 0,8 milhão de mortes”, afirmou o relatório.