Se por um lado o mês de junho foi considerado um dos mais violentos da história de Bento Gonçalves, com 50 roubos a estabelecimentos comerciais como um dos números mais alarmantes, a Brigada Militar trabalhou para tentar responder à onda de criminalidade. E os números de detenções realizadas no mês de julho podem servir como indicativo para a diminuição no número de crimes.

De acordo com o Major Álvaro Martinelli, que permaneceu à frente do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) em Bento durante quase todo o mês de julho – dando lugar ao tenente-coronel Braga apenas no dia 27 – o número de prisões está ligado diretamente a queda de ocorrências. Segundo ele, foram apenas quatro roubos a estabelecimentos comerciais registrados no mês de julho. “O balanço do trabalho feito durante o mês é positivo. O principal ponto é que fizemos um esforço muito grande para fazer com que os números de roubos a estabelecimentos comerciais, que foi o nosso problema no mês passado, despencassem”, comemora Martinelli.

Os números das detenções

De acordo com a Brigada Militar, foram feitas 52 prisões ao longo do mês de julho. Martinelli destaca a importância da atuação coletiva das forças de segurança para a estatística. “É uma resposta para a sociedade, mas também o resultado de uma série de ações de inteligência, inclusive com a Polícia Civil”, destacou.

Entre as detenções, 15 delas foram por cumprimento de mandado – tanto relacionado a prisão preventiva ou cumprimento de pena, quanto foragidos, que são a maioria. Casos de receptação aparecem como o segundo maior problema, com sete prisões em julho, mesmo número de roubos a pedestres. Posse de entorpecentes e furto somaram cinco detenções cada.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 3 de agosto