O secretário da Saúde, Francisco Paz, reforça o chamado à campanha de vacinação contra a gripe no Dia D, que ocorre neste sábado, 12, nos postos de saúde de todos os municípios gaúchos. “Doze casos de Influenza, entre os 14 confirmados este ano conforme o último boletim, estão dentro da população elegível para a imunização”, explica Paz, ressaltando a importância de vacinar os grupos prioritários relacionados pelo Ministério da Saúde. A única contraindicação da vacina é a pessoa estar com febre no momento da aplicação.

Registros até esta sexta-feira, 11, indicam que mais de 1,5 milhão de pessoas já foram imunizadas contra o vírus da gripe, o Influenza, desde o início da campanha em 23 de abril. Isso representa uma cobertura de 46,5% dos grupos prioritários. A meta é chegar até o final da campanha, em 1º de junho, a 90% de alcance.

O secretário falou durante a reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública, na manhã desta sexta-feira, 11. O comitê é intersetorial e reúne-se periodicamente para fazer um levantamento do cenário epidemiológico-ambiental do estado e das atuais ameaças à saúde pública. Além da gripe, foi tratada a situação do mosquito Aedes aegypti e as doenças causadas por esse vetor (dengue, chikungunya e zika vírus).

Apesar dessas doenças não estarem circulando no estado neste ano (só foram registrados casos importados de outras localidades, segundo o último boletim epidemiológico, a incidência do Aedes aegypti mostra um crescimento significativo, com 280 municípios gaúchos infestados pelo mosquito. “É uma realidade desfavorável”, lamenta o secretário. “O mosquito tem se adaptado ao longo dos anos e nossa forma de consumo, que tem uso abusivo de plástico, faz piorar o cenário.”

Foto: Arquivo Palácio Piratini