Segurança

Maio Amarelo quer sensibilizar a sociedade para reduzir acidentes de trânsito

Da Redação
Escrito por Da Redação

A largada para as ações do Estado dentro da campanha Maio Amarelo ocorreu nesta sexta-feira, 4 de maio, às 10h, no auditório da Secretaria da Segurança Pública. A apresentação das informações e dados levantados pelo DetranRS, foi realizada pelo tenente-coronel André Luiz Córdova, que representou o poder público estadual em relação à campanha no Rio Grande do Sul.

Movimento internacional de sensibilização para redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo busca colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, mediante ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.

O movimento faz menção à Década de Ação pela Segurança no Trânsito instituída pela ONU em maio de 2011. Assim, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações realizadas.

Ações do DetranRS

Além de instrumentalizar entidades da sociedade civil mediante o levantamento e divulgação de dados, o DetranRS está também programando suas próprias ações. Entre elas está uma série de palestras educativas criadas pela Escola Pública de Trânsito, que podem ser adaptadas aos mais diversos públicos que possam ser visados pelos multiplicadores. A tônica é sempre a de estimular o aluno a pensar e buscar soluções para a construção de um trânsito mais seguro. Também é fornecido material educativo para distribuição. Já estão previstas palestras para os funcionários da Braskem na próxima segunda-feira e em cidades do interior do Estado.

Voltada para os públicos das redes sociais, o DetranRS também está lançando a série de vídeos Podia ter sido diferente, em que pessoas envolvidas em acidentes de trânsito prestam seus depoimentos, gerando reflexão e buscando mudanças em comportamentos de risco.

Durante o mês de maio, o DetranRS também reforçará suas ações educativas, como a que coloca servidores em datas especiais, como na véspera do Dia das Mães, em ônibus intermunicipais, reforçando a importância do cinto de segurança para salvar vidas ou reduzir a gravidade de lesões, em caso de acidente na estrada.

Fonte: DetranRS

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário