A Epifania Filmes e Teimoso Filmes e Artes, em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, apresentam o longa-metragem “Pra Ficar na História”, de Boca Migotto (“Filme sobre um Bom Fim”). O documentário acompanha o dia-a-dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli. Há mais de dez anos, ele constrói seu próprio povoado colonial em Garibaldi. A Villa Fitarelli, como é conhecida, também serve de museu e locação para novelas e filmes de época. A produção tem sua pré-estreia na cidade de Garibaldi no sábado, 3 de março,às 20h, em cinema a céu aberto, montado na rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico de Garibaldi. O local será fechado para o evento que vai contar com a presença do diretor e equipe. Em caso de chuva, a exibição será feita na área coberta da Praça Loureiro da Silva. A entrada é franca. O evento conta com o apoio de realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

 O filme tem estreia comercial prevista para a quinta-feira, 8 de março. “Pra Ficar na História” tem produção executiva de Fabiano Florez e Mariana Mêmis Müller e distribuição de Tathiana Mourão, da Pipoca & Filmes. Entre dois continentes, a equipe do documentário acompanhou a rotina de Luiz Fitarelli durante 17 dias, com imagens captadas em Garibaldi, na serra gaúcha, e nas cidades italianas de Lentiai, Marostica, Canal San Bovo e Padova. “Levamos nosso protagonista para o norte da Itália, região de onde vieram seus antepassados e para onde ele faz o caminho inverso, em busca de suas origens”, comenta o diretor Boca Migotto, que também assina o roteiro. “’Pra ficar na história’ aproxima o Brasil e a Itália a partir das histórias em comum e da busca pela preservação da memória que une estes dois países”, resume o cineasta.

Fitarelli é um apaixonado por antiguidades. Desde os 12 anos, coleciona os objetos de seu acervo, que chegam a milhares. As peças incluem barris de vinho, móveis coloniais e inúmeras ferramentas. Do próprio bolso, Fitarelli construiu uma autêntica vila do final do século XIX, que inclui uma capela, estábulos e moinho com roda de água. “Em sua cidade, comentavam que se tratava de uma figura incomum que gastava dinheiro construindo ‘aquela vila italiana’”, relembra o diretor. Boca Migotto encontrou inspiração na história do colecionador enquanto gravava uma série de televisão dentro da Villa Fitarelli, em 2009. “Foi neste momento em que o excêntrico personagem virou visionário e ali nasceu a ideia do documentário”, conclui.

 Serviço 1

Pré-estreia “Pra Ficar na História

Quando: 3 de março (sáb), às 20h

Onde: Garibaldi, rua Buarque de Macedo (Centro Histórico)

Duração: 70 min.

Classificação Indicativa: Livre

Evento gratuito.