O lixo é recolhido separadamente por orgânico e reciclável no município. No entanto, não basta fazer a separação adequada, é necessário também que os resíduos sejam disponibilizados nos horários corretos para coleta seletiva, e assim, aqueles itens que podem ser reaproveitados cheguem até as associações de recicladores e gerem renda para dezenas de famílias.

No bairro Jardim Glória, a entidade que leva o nome da localidade, sente os impactos do baixo volume de material em virtude do inverno. A presidente da Associação, Terezinha Borges comenta que nesta época é comum que a quantia baixe, porém afirma que se o material fosse separado corretamente o aproveitamento seria melhor. De acordo com ela, o volume volta ao normal após o mês de outubro.

As surpresas entre os itens recicláveis são constantes. Os recicladores encontraram há 15 dias um animal morto. Além disso, chega ao local material orgânico como fraldas descartáveis e papel higiênico usado.

Terezinha orienta que na hora da destinação são necessários alguns cuidados. “É preciso passar uma água nas caixas de leite antes de descartá-las. Quanto tiver algo de vidro quebrado é simples: corta uma garrafa pet ao meio coloca o item e veda com uma fita”, explica. De acordo com ela, há algum tempo não são registrados acidentes por cortes, mas é necessário manter o cuidado. A mesma medida de limpeza é válida para outros tipos de caixas tetra pak (embalagens de sucos e leite). Também é necessário que os recipientes estejam secos.

Lixo reciclável
Papéis: revistas, jornais, caixas e similares;
Plásticos: sacos, embalagens, garrafas, copos, potes e similares;
Vidros: garrafas, copos, potes e vidros planos;
Metais: latas, alumínio, tampas e similares.

Lixo orgânico
Restos de alimentos: animais e vegetais;
Resíduos domésticos: papel higiênico, fraldas, guardanapos e absorventes;
Resíduos vegetais: frutas, legumes, folhas e similares.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 24 de agosto.