Presidente Maria Lúcia Gava Severa avalia as ações e trabalho da entidade junto a comunidade durante todo o ano

Ofertar melhores condições de tratamentos para os pacientes com os mais diversos tipos de câncer e expandir informações e conhecimento sobre a importância da prevenção. Esse é um dos caminhos da Liga de Combate ao Câncer que fecha mais um ano de atividades de forma positiva junto a comunidade bento-gonçalvense.

O trabalho da entidade é incansável durante todos os meses do ano para abordar todos os tipos de câncer. Fórmula que está se tornando referência e espelho para cidades próximas executarem junto aos pacientes e população.

Ser referência, aumenta a responsabilidade e a procura por ajuda. Segundo a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa, a liga está preparada para atender a demanda atual e a que pode vir. “Existe uma procura maior e estamos preparados para receber a todos. Sabemos que a incidência do câncer esta crescente. No ano passado foi 42 mil atendimentos, e esse ano estamos em um número superior ainda por fechar”, destaca

Para Maria Lúcia Gava Severa, a cada ano, o resultados do trabalho são crescentes e positivos. “Estamos conseguindo desmistificar o câncer, esse é um ponto positivo. As pessoas estão encarando, assumindo, buscando a qualidade do tratamento, derrubando tabus. Estamos avançando cada vez mais, e precisamos ir além. O importante é que a conscientização está acontecendo”, frisa.

A presidente da Liga, destaca as diretrizes de trabalho e a busca de repassar o conhecimento para a população. “Fazemos um trabalho de levar conhecimento para as pessoas, pois é através do conhecimento que podemos provocar uma mudança no seu estilo de vida e buscar algo saudável. Educação para prevenção e conscientização forte quanto a importância para buscá-la do diagnóstico precoce do câncer, com palestras em escolas, universidades e empresas para levar o conhecimento quanto a prevenção. É o nosso caminho, forma de trabalhar. Levar a mensagem para que as famílias façam a reflexão em casa”, sustenta.

Na Liga, os pacientes contam com auxílio de remédio, encaminhamento de consultas médicas, exames em geral, apoio psicológico, fisioterapeuta, nutricional e farmacêutico, respeitando as orientações médicas. Há um banco de perucas, com ajuda da comunidade em relação a doação dos cabelos. Além disso, uma casa de repouso. Todos os serviços gratuitos.

Foto: Liga de Combate ao Câncer/Divulgação