No final de semana, nos dias 23 e 24, o Uruguai foi a sede do Grand Prix (GP)Sul-Americano Estrella Puente y Darwin Piñeyrúa. A competição continental reuniu atletas de diversos países das Américas e contou com a participação da desportista de Pinto Bandeira Hélen Spadari, que atuou em duas provas.

Na capital Montevidéu, no GP que abre a temporada de disputas no continente, a jovem gaúcha competiu nas provas dos 3.000 metros com obstáculos e 1.500 metros rasos. Na disputa que continha as barreiras, ela ficou com o quinto melhor tempo, de 11min; na prova mais curta, Hélen fechou o percurso em 4min46seg, na sétima posição.

Ainda que as posições que garantem medalhas não tenham sido atingidas ao fim da competição, a atleta brasileira comemorou a performance na sua segunda competição disputada em 2019. “Apesar de não ter chegado ao pódio, eu consegui melhorar minhas marcas individuais nas duas provas”, analisa a corredora da família Spadari, que havia participado neste ano apenas da Corrida Festa da Uva, realizada no início do mês.

Aos 20 anos, com a participação no GP do Uruguai, Hélen Spadari se consolida entre as melhores do país no atletismo de base. Ela lidera o ranking nacional Sub-23 entre competidoras da categoria 3.000m com obstáculos.