Exposição ‘Outras Infâncias – Mostra de Brinquedos Antigos”, ocorre no Museu do imigrante até março e traz para a comunidade brinquedos antigos nacionais e internacionais

 

Quem não se recorda de algum brinquedo que marcou a sua infância, ou de algum detalhe que fez a sua vida, quando pequeno, ficar ainda melhor? É assim que você pode relembrar os momentos vividos quando criança e até mesmo verificar os brinquedos produzidos em outros países e em diferentes épocas com a exposição “Outras Infâncias”, que retrata uma linha histórica e social da infância e do brincar.

São brinquedos de madeira, de lata e até mesmo de papelão que encantarão os visitantes do Museu do Imigrante até o dia 13 de março. A intenção, segundo os organizadores, é integrar a comunidade com histórias e momentos bonitos da infância. “Queremos que mais pessoas tenham contato com estes brinquedos que, de certa forma, contam a história das pessoas e dos países em que foram fabricados”, ressalta a presidente da Associação Nacional dos Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (Anea), Gabrielle Tesser Gugel.

Quem visitar a mostra poderá conferir a predominância de materiais como lata e madeira em sua confecção, bem como a representação de ícones econômicos ligados ao período em que foram criados, como é o caso trens e ferrovias, além da reprodução de modelos de aviões, produzidos no período pós segunda guerra, artefatos que interferem na formação social das pessoas, conformando visões de mundo, contribuindo para o imaginário popular.
Partindo dos estudos do historiador francês Philippe Ariès, desenvolvidos ao longo do século XX, a mostra nos permite adentrar neste universo que sofreu alterações com o passar das décadas por meio de brinquedos e brincadeiras que povoaram o imaginário das crianças.

O acervo de brinquedos pertence a Joel Arioli, que coleciona brinquedos antigos nacionais e internacionais produzidos entre o final do século XIX até a segunda metade século XX. “A coleção é um resgate dos tempos de infância. Observando as várias transformações dos materiais utilizados. Os brinquedos são, na sua maioria, das décadas de 40, 50 e 60, enaltecendo em cada época os seus costumes”, indica Arioli.