O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou, na tarde quinta-feira, 5 de julho, mais duas etapas das operações de combate a comercialização de laticínios impróprios para consumo. O grupo iniciou a quarta e a décima primeira fase das operações Queijo Compen$ado e Leite Compen$ado, respectivamente.

Os mandados foram deferidos pela Justiça de Montenegro. Foram cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão – quatro em São Pedro da Serra, dois em Caxias do Sul, um em Estrela e outro em Novo Hamburgo.

As empresas investigadas pelas ações são a Latícinios Roesler Ltda. e Laticínios Campestre Ltda, em São Pedro da Serra; a Calábria Casa de Queijos, em Caxias do Sul; Nei Casa de Queijo – Produtos Coloniais, em Novo Hamburgo. A suspensão do exercício da função pública do responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de São Pedro da Serra já foi deferida.

A justiça também determinou a apreensão de seis veículos, entre caminhões e caminhonetes, que eram utilizadas para realização das fraudes no leite e no queijo. Também foram impostas medidas cautelares diversas de prisão para cinco pessoas.

Entre as obrigações a serem cumpridas pelos envolvidos, estão o comparecimento para informar e justificar as atividades; proibição de acesso às empresas de laticínios envolvidas; e a proibição de desempenhar atividades envolvendo produção de leite e de qualquer tipo de derivado do produto.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 5 de julho.