Participação da população, por meio da destinação de parte do IR, ajuda a financiar projetos de mais de 20 entidades de Bento Gonçalves

Nos últimos dois anos, o Leãozinho do Bem tornou-se um importante instrumento para a sociedade contribuir decisivamente para mudanças sociais em Bento Gonçalves. Para dar sequência à crescente manifestação dessa solidariedade, as entidades mantenedoras do projeto voltam a sensibilizar a comunidade para aderir ao terceiro ano da campanha.

Até o dia 31 de dezembro, pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto de renda devido ao governo diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Desde que o Leãozinho foi criado, em 2016, os cofres do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica) vêm experimentando um acréscimo de valores. No ano de seu lançamento, o Leãozinho ajudou o Fundo a superar o valor depositado em 2015 em quase 70%. Em 2017, o projeto foi responsável pelo aporte de R$ 713,7 mil à conta do Fundo.

São recursos que, além de ajudarem a manter projetos já existentes de mais de 20 entidades, permitem a criação de outros e o aumento de vagas para mais jovens serem beneficiados. “Com a destinação de recursos por meio de imposto de renda, a qual é prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação tributária, é possível contribuir com a sustentabilidade da entidade”, comenta a coordenadora executiva da Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), Daiana França de Oliveira.

A entidade atende cerca de 250 jovens com projetos em áreas como iniciação profissional, tecnologia da informação, musicalização e apoio à escolarização. Na Abraçaí, os recursos que entraram via Leãozinho, por meio de inexigibilidade, foram empregados na remuneração dos profissionais, a fim de manter o atendimento oferecido aos jovens. “O que cada um destina faz a diferença na construção e reconstrução de vida de cada um deles”, diz Daiana.

Como ajudar

Quem quiser contribuir com o Comdica e auxiliar 22 entidades que realizam trabalhos sociais pode começar desde já, depositando diretamente na conta do Fumdica. O valor a ser destinado deve ser calculado a partir do imposto devido no ano anterior, considerando o valor final. Ao depositar, o contribuinte não pode esquecer de enviar o comprovante de depósito ao Comdica pelo e-mail [email protected] e solicitar seu recibo, que deverá ser apresentado quando fizer a declaração, entre março e abril do próximo ano.

Mesmo quem não tem recursos disponíveis para destinar no momento pode participar do projeto. Graças à parceria firmada com o Sicoob Meridional, o contribuinte pode repassar à agência um cheque pré-datado, que só será descontado no dia da restituição – ou em data a combinar (para quem tem imposto a pagar por exemplo) – e, assim, contribuir com a causa. É importante para o contribuinte saber que essa ação não implica em qualquer custo ou encargo. O valor é repassado integralmente ao Fundica.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido durante o ano-base da declaração. As destinações dedutíveis também podem ser feitas por pessoas jurídicas. Para esse tipo de público, é possível destinar 1% do IR devido, calculado na alíquota de 15%.

O projeto Leãozinho do Bem é uma iniciativa encampada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), e conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do Sicoob Meridional e da imprensa local.

 

Para depositar

Caixa Econômica Federal

Agência: 2792

Conta corrente: 400129-1

Operação: 006

CNPJ: 17.906.410/0001-07

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação