Diretamente da Itália, o espetáculo refez as grandes rotas dos antepassados

Quem passou pela praça Via Del Vino neste sábado, 28, pode se emocionar ao recordar a história da imigração italiana trazida em forma de arte de rua pelo grupo Le Arti Per Via da cidade de Bassano Del Grappa, na região de Vêneto, na Itália. Utensílios, vestimentas e instrumentos de trabalho compuseram o cenário do teatro em que 60 personagens retrataram as profissões vividas nos anos de 1800.

Além do desfile que interagiu com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante como consolo, alegria, fé e esperança, o espetáculo reproduziu desde a descida do navio que partiu do porto de Gênova em 1870 até a instalação na América. Os imigrantes se sustentavam através das mais diversas profissões, como padeiro, leiteiro, sapateiro, artesão, fotógrafo, vendedor de gelato (sorvete), entre outros trabalhos que construíram o futuro com muito suor e determinação.

“Muito emocionante receber no coração de nossa cidade esse espetáculo que resgata a história da imigração através da arte. Nos emocionamos, rimos, e principalmente nos orgulhamos ainda mais das nossas raízes italianas”, afirmou o prefeito Guilherme Pasin.

O Le Arti per Via é uma mistura de teatro de rua e museu itinerante. O grupo nasceu em 1984, após uma longa pesquisa para reconstruir a vida de artesãos e vendedores do início do século 20. Na época, o comércio tomava conta das pequenas ruas da Itália e, por isso, surgiu o nome Le Arti Per Via (A Arte pela Rua). Eles já fizeram quase 400 shows em 15 países europeus, além de Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Argentina e Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Franciele Gonçalves