O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de São Jerônimo realizam nesta quarta-feira, 3 de janeiro, a cerimônia de lançamento do 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho. A solenidade acontece às 18h, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. O Congresso Tradicionalista acontece de 12 a 14 de janeiro em São Jerônimo.

O Congresso Tradicionalista é a reunião, em Assembleia Geral, das entidades filiadas-efetivas e tem por fim traçar diretrizes, rumos e princípios para o MTG; ensejar o debate e a divulgação de ideias, trabalhos, pesquisas, sugestões, teses e temas de cunho tradicionalista; e escolher a nova diretoria da entidade para o ano, entre outros.

Segundo o presidente do Movimento, Nairo Callegaro, o Congresso é um dos mais importantes eventos do calendário da entidade, uma vez que abre espaço para o debate, discussão e definições quanto ao futuro do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, além de proporcionar o encontro de tradicionalistas de todo o estado em um clima de amizade e hospitalidade.

O Congresso tem por objetivo traçar diretrizes, rumos e princípios para o Movimento Tradicionalista Gaúcho; ensejar o debate e a divulgação de ideias, trabalhos, pesquisas, sugestões, teses e temas de cunho tradicionalista e ampliar e enriquecer os conhecimentos dos participantes. Durante o evento, também acontece prestação de contas da diretoria.