Em coquetel realizado na noite desta quinta-feira, 4 de setembro, em Porto Alegre, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) lançou oficialmente a Expoagas 2015 – 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Ocorrido no Hotel Deville, o encontro reuniu supermercadistas e fornecedores e garantiu o fechamento comercial de 90% dos estandes da próxima edição da mostra, marcada para os dias 25, 26 e 27 de agosto do ano que vem na Fiergs, em Porto Alegre. Com a antecipação nas vendas da feira, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, anunciou a criação de um Centro de Negociações para pequenos fornecedores no evento, que deverá oportunizar rodadas de negócio entre supermercadistas de todo o Brasil e mais de 100 indústrias regionais gaúchas.

Ocorrido 15 dias após o desfecho da edição de 2014 do encontro, o lançamento da Expoagas 2015 reuniu cerca de 120 players do setor supermercadista e da indústria para a apresentação dos detalhes e para a comercialização do evento. Na ocasião, os participantes da Expoagas 2014 tiveram descontos na renovação do seu espaço, e os novos expositores buscaram a oportunidade de escolherem o lugar ideal entre os estandes disponíveis. “Sempre buscamos uma renovação entre os expositores, para que cada vez mais empresas aproveitem as oportunidades da feira para alavancar seu crescimento. Como 9 em cada dez empresas já assinaram a renovação do seu estande, assumimos o compromisso de criar um grande centro de rodadas de negócio que vai beneficiar mais de 100 micro e pequenas indústrias do RS”, antecipou Longo.

Segundo ele, o Centro de Negócios da Pequena Empresa será viabilizado em parceria com a Fiergs e sindicatos de setores como vinho, erva-mate, doces e geleias e biscoitos caseiros. “Como temos a limitação física que impossibilita a expansão da feira, projetamos um espaço com mesas para rodadas de negócio entre supermercadistas e fornecedores. Assim, passaremos de 344 para cerca de 500 expositores em 2015, contemplando um nicho ainda maior de segmentos”, destaca. Além do novo Centro de Negócios dos Pequenos, a Agas vai manter estandes pré-projetados de baixo custo, com 4m² e 9m², ideais para micro e pequenas fornecedoras.

Outra novidade anunciada foi a criação do Espaço das Centrais, um projeto que contemplará pelo menos 15 redes de compras gaúchas. A ideia, segundo o gerente-executivo da Agas, Francisco Schmidt, é oferecer salas de reuniões que permitam às pequenas empresas do setor uma completa organização para o trabalho durante a feira. “Esta é uma antiga demanda do evento, já que as equipes costumam ingressar na feira, avaliar as oportunidades e, somente a partir daí, decidir onde investir para crescer”, explica o gerente.

Na programação da Convenção, Longo revelou que a intenção é trazer cases de outros países para que os varejistas locais desenvolvam técnicas de gestão que efetivamente tragam retornos às empresas. “Em um segmento tão competitivo, não basta apenas estar motivado e cercado de conhecimentos teóricos. É necessário que proponhamos uma reflexão sobre exemplos práticos que mudaram a gestão de empresas em outros locais do mundo”, sugere o dirigente.

A Expoagas 2015 será a 14ª edição consecutiva da mostra no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A feira reúne anualmente fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para supermercados e varejistas em geral, que visitam o evento em busca de lançamentos, novidades e condições especiais de pagamento. “Em 2014, os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos ao varejo, mostrando que a indústria está disposta a investir e acompanhar o crescimento dos outros setores da economia”, observa Longo.

Ocorrida de 19 a 21 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2014 encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 369 milhões – uma venda média de R$ 1,07 milhão por empresa expositora. Durante os três dias de feira, 41,1 mil pessoas visitaram a Expoagas 2014, representando mais de 5,7 mil empresas – 82% delas varejistas.