Celebração, no Hotel Villa Michelon, coração do Vale dos Vinhedos, teve encerramento na sexta-feira, 8 de março

Ah, a Vindima, um dos períodos mais lindos da Serra Gaúcha, onde o colorido dos parreirais dá belas formas à região e perfuma os vales. É nesta época em que são produzidos os mais variados vinhos, espumantes e sucos. É nesta temporada, também, que as festividades alusivas à vindima lembram a trajetória dos imigrantes italianos com filós, colheita e pisa das uvas.

Um dos locais que promove esta festividade é o Hotel Villa Michelon, no coração do Vale dos Vinhedos. Denominada La Bella Vendemmia, a comemoração atrai turistas e comunidade em geral para festejar a uva. Por isso, em clima de despedida e agradecimento, o complexo encerrou os festejos de 2019 na última sexta-feira, 8 de março, após nove sextas-feiras de atividades.

A diretora geral do complexo, Elaine Michelon, relembrou pontos marcantes da La Bella Vendemmia deste ano e enfatizou a importância da celebração destes momentos. “Tivemos a participação de aproximadamente mil pessoas nos nove dias de atividades. Tivemos um casal que celebrou 60 anos de matrimônio conosco, e um pedido de casamento muito especial. Ficamos honrados de termos feito parte destas histórias”, esclarece. Segundo ela, a vindima serve, também, para que as pessoas criem novos vínculos, conhecendo indivíduos de diversas partes do mundo. “Por aqui tivemos muitos reencontros de pessoas que se conheceram na vindima. Tivemos famílias que vieram de diversas partes do país e até mesmo do mundo para esta celebração. É uma integração de gerações, com muita alegria”, afirma.

Contando a história da imigração aos presentes, ela destacou a importância de seu pai, Moysés Michelon, para consolidar Bento Gonçalves com a Festa Nacional do Vinho – Fenavinho, que neste ano será retomada. Como homenagem, à festividade, a bebida foi servida encanada. No total, foram consumidos, nas nove edições deste ano, 288 litros de vinho branco e tinto, mais 153 litros de suco de uva. Foram colhidos 2.500kg de uvas para pisa no Parreiral Modelo, além de 8 mil kg para serviço de recepção e de café da manhã.

Uma das famílias que participaram da La Bella Vendemmia pela primeira vez é a de Janete Cozer Aharon e de Amir Aharon. Vindos do Rio de Janeiro, estiveram pela segunda vez em Bento Gonçalves e trouxeram os filhos Aviv e Liana e os sogros, oriundos de Israel, Ezra e Ruhama Aharon. “Viemos pela primeira vez à Bento Gonçalves no inverno, quando as parreiras estavam adormecidas. Agora, ver a beleza delas é incrível. A pisa da uva é uma experiência maravilhosa”, comenta.

Para quem já está com saudade desta festividade, fique atento, ano que vem tem mais. A Abertura Oficial da Vindima do Vale dos Vinhedos está marcada para o dia 24 de janeiro de 2020.