Já são mais de 200 mil famílias na Serra Gaúcha que receberam o kit gratuito, responsável em operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital dos televisores no Brasil. O material é distribuído para as famílias de baixa renda e atendidas pelo Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1,3 mil municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Conforme Márcia Cavalcante, gerente regional da entidade que administra a Digitalização de Canais, o desligamento do sinal analógico de TV em 89 cidades gaúchas está previsto para acontecer no dia 31 de janeiro. “Temos ainda cerca de 270 mil kits para serem distribuídos e não vamos deixar ninguém para trás”, afirma.

Para saber quem tem o direito de receber o kit, com a antena digital e o conversor com o controle remoto, deve ligar gratuitamente para o número 147 e informar ao responsável o NIS (Número de Identificação Social). Se preferir, é possível buscar mais informações pelo Seja Digital.